Topo

Com diretoria afastada, CBDA suspende torneios e salários de funcionários

Coaracy Nunes, presidente da CBDA desde 1988, é alvo de investigação do Ministério Público Federal de São Paulo - Reynaldo Vasconcelos / Folhapress
Coaracy Nunes, presidente da CBDA desde 1988, é alvo de investigação do Ministério Público Federal de São Paulo Imagem: Reynaldo Vasconcelos / Folhapress

Do UOL, em São Paulo

03/11/2016 18h00

A CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) anunciou nesta quinta-feira (03), em nota publicada no site oficial, que campeonatos nacionais organizados pela entidade e salários de seus funcionários estão suspensos até segunda ordem. A medida é consequência direta de uma decisão judicial que afastou parte da diretoria da instituição esportiva, incluindo o presidente Coaracy Nunes, que ocupa o cargo desde 1988.

No dia 24 de outubro, a Justiça Federal do Estado de São Paulo deferiu parcialmente uma ação do MPF (Ministério Público Federal) e pediu que os dirigentes deixassem os cargos. Além disso, solicitou a nomeação de um interventor externo para a CBDA.

“Sob ordem judicial, estão com dificuldades de movimentação as contas bancárias, cessados os pagamentos, suspensos os eventos. Até segunda ordem, por questões financeiras, não irão acontecer os campeonatos nacionais dirigidos pela CBDA nos cinco esportes aquáticos. Não irão receber seus salários os funcionários”, disse a entidade na nota oficial.

“Espera-se que a Justiça, sempre atenta, mas nem sempre tão rápida, consiga entender a gravidade do momento e que, sensibilizada pela questão, decida o quanto antes como dar sequência aos campeonatos de esportes aquáticos de agora em diante. Porque o esporte precisa. E ele tem que continuar”, completou o texto.

Na ação do MPF, a procuradoria acusa dirigentes da CBDA de improbidade administrativa e fraude em licitações com uso de recursos federais. Além de Coaracy, foi afastado do cargo o diretor-executivo Ricardo de Moura, principal responsável pelo dia a dia da entidade e candidato da situação à eleição presidencial prevista para o primeiro semestre de 2017.