Topo

CBDA recua e retira suspensão de competições nacionais

Coaracy Nunes, presidente da CBDA, é alvo de investigação do MiPF de São Paulo - Celso Pupo / Fotoarena
Coaracy Nunes, presidente da CBDA, é alvo de investigação do MiPF de São Paulo Imagem: Celso Pupo / Fotoarena

Do UOL, em São Paulo

04/11/2016 14h23Atualizada em 04/11/2016 19h02

Um dia depois de suspender os campeonatos nacionais de natação de 2016, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) voltou atrás e anunciou que as competições acontecerão.

A entidade divulgou uma nota em seu site oficial explicando que os “Campeonatos Brasileiros de Natação de 2016 estão confirmados e serão realizados nas datas previstas”.

De acordo com a CBDA, a decisão de agora confirmar os campeonatos foi em “comum acordo com as respectivas Federações e na busca do máximo respeito aos atletas, clubes, técnicos, modalidade e desenvolvimento do esporte, as mesmas irão assumir a realização, os custos dos eventos e irão receber os valores das inscrições, pagos pelos clubes”.

O quadro desenhado nesta quinta (03) gerou um longo desabafo de Cesar Cielo. Em sua conta no Facebook, o campeão olímpico dos 50 m livre em Pequim-2008 apontou "tristeza, frustração, raiva e muito sentimento ruim" diante da suspensão dos campeonatos. "Nós treinamos e nos dedicamos quase todo o ano em busca de uma meta. Em busca de centésimos de segundo. Uma vez por temporada temos a chance de competir polidos e descansados. Somente uma vez. Para muita gente, infelizmente, pode ser que esse semestre fique sem essa chance", escreveu Cielo.

Confira o comunicado completo:

“A assessoria de imprensa vem divulgar a comunidade aquática que os Campeonatos Brasileiros de Natação de 2016 estão confirmados e serão realizados nas datas previstas. Em comum acordo com as respectivas Federações e na busca do máximo respeito aos atletas, clubes, técnicos, modalidade e desenvolvimento do esporte, as mesmas irão assumir a realização, os custos dos eventos e irão receber os valores das inscrições, pagos pelos clubes.

Estão confirmados: Campeonato Open – Brasileiro Sênior – Troféu Profº Daltely Guimarães, entre os dias 23 e 26 de novembro, em Palhoça, Santa Catarina; Campeonato Brasileiro Juvenil – Troféu Carlos Campos Sobrinho, entre os dias 30 de novembro e 03 de dezembro, em Curitiba, no Paraná; Campeonato Brasileiro Infantil – Troféu Maurício Bekenn, de 7 a 10 de dezembro, em Aracajú, Sergipe”.

Na quinta-feira (03) havia sido anunciado que campeonatos nacionais organizados pela entidade e salários de seus funcionários estavam suspensos até segunda ordem. A medida foi consequência direta de uma decisão judicial que afastou parte da diretoria da instituição esportiva, incluindo o presidente Coaracy Nunes, que ocupa o cargo desde 1988.

Nesta sexta-feira (04), a despeito da mudança de postura da CBDA, a procuradoria do Ministério Público Federal do Estado de São Paulo emitiu nota para criticar o comportamento da entidade. Segundo o texto, a medida da instituição que comanda os esportes aquáticos foi uma ação descabida.

"A Procuradoria da República em São Paulo esclarece que é descabida a tentativa da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) de responsabilizar o Ministério Público Federal e a Justiça Federal por eventuais cancelamentos de campeonatos e a suspensão de pagamentos de salários", diz o texto. "Porém, ao afastar os integrantes da cúpula da CBDA (entre eles o presidente Coaracy Nunes Filho), a 21ª Vara Federal da capital paulista em nenhum momento emitiu decisão que afetasse as movimentações financeiras da entidade. Sequer a indisponibilidade de bens dos envolvidos foi decretada", continua.