Topo

Etiene Medeiros conquista bi mundial dos 50 m costas em piscina curta

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

10/12/2016 22h48

Etiene Medeiros conquistou na noite deste sábado o bicampeonato mundial dos 50m costas do Mundial de Piscina Curta (25m), em Windsor (CAN). A brasileira completou a prova em 25s82. Ela deixou para trás a húngara Katinka Hosszu, com 25s99, e a americana Alexandra de Loof, com 25s99.

Etiene, de 25 anos de idade, havia sido a vencedora desta prova há dois anos, no Mundial de Doha (QAT). 

Esta também é a segunda medalha da nadadora nesta edição do Mundial. Na quinta-feira, ela faz parte da equipe nacional na conquista do revezamento 4x50m medley misto.

"Não é fácil estar aqui com mais uma medalha na minha carreira, estou muito feliz. Tenho muitas pessoas me dando muita força na minha carreira. Esse ano eu aceitei muita coisa, aceitei dor, felicidade. Estar acabando o ano com essa medalha é muito bom, muito leve. Não é só minha, é de todo o Brasil. Sei que o nosso Brasil passa por uma fase muito difícil", afirmou a brasileira.

Neste ano, Etiene foi pega em um exame antidoping realizado fora de competição por causa do uso de um remédio para asma, mas foi inocentada e conseguiu participar dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

"Agora é aproveitar a família e parabenizar os profissionais que estiveram comigo nesses 4 anos. A gente não está aqui sozinho, galera, é uma comissão enorme por trás", disse.

A pernambucana também mostrou-se feliz por superar Katinka Hosszú, a maior vencedora de medalhas em Mundiais de Piscina Curta, com 19 no total.

"Tem, essa mulher (Katinka) que é muito forte. Na eliminatória ela estava meio ali... Mas ela sempre surpreende, a gente tem que estar preparado. É muito legal competir com ela, uma profissional de alto nível. É bom estar aqui encarando e competindo cara a cara, porque só assim a gente vai vencer", completou.

"Estou honrada em ser segunda para a Etiene. É bom para mim", afirmou Katinka.