Topo

Phelps é eleito melhor atleta olímpico da história por revista dos EUA

Do UOL, em São Paulo

13/12/2016 19h00

Michael Phelps foi eleito o melhor atleta olímpico da história pela revista Sports Illustrated. O nadador, que ganhou seis medalhas na Olimpíada do Rio - cinco delas de ouro -, ganhou o prêmio depois de ver LeBron James faturar o troféu de atleta do ano nos Estados Unidos.

"Ao olhar para minha carreira lá atrás, eu quase não acredito. Como dizem, tudo foi alcançado com trabalho duro e dedicação. Eu me lembro quando eu era criança e queria ganhar uma medalha de ouro", disse Phelps, que recebeu o prêmio das mãos do nadador Tom Dolan, da ginasta Aly Raisman e da ex-corredora Jackie Joyner-Kersee. 
 
Atualmente com 31 anos, Phelps se aposentou após os Jogos Olímpicos de 2012, em Londres. Na ocasião, o atleta disse que não voltaria às piscinas. Ao longo da carreira, Michael Phelps conquistou 28 medalhas olímpicas, sendo 23 de ouro. Além disso, 13 das medalhas foram alcançadas em provas individuais.
 
No último dia 5, Phelps também foi eleirto o melhor nadador do ano pela Federação Internacional de Natação (Fina) em cerimônia realizada em Windsor, no Canadá. A vencedora entre as mulheres foi a húngara Katinka Hosszú, que conquistou três ouros e uma prata nos Jogos do Rio.