UOL esporte

  • http://esporte.uol.com.br/olimpiadas/ultimas-noticias/2011/08/08/violencia-em-londres-cancela-jogos-e-ja-causa-preocupacao-com-a-olimpiada.htm
  • Violência em Londres cancela jogos e já causa preocupação com a Olimpíada
  • 25/04/2024
  • UOL Esporte - Olimpiadas
  • UOL Esporte
  • @UOLEsporte @UOL
  • 2
Tamanho da letra
Prédios foram incendiados na cidade que receberá os Jogos daqui a menos de um ano

Prédios foram incendiados na cidade que receberá os Jogos daqui a menos de um ano

08/08/2011 - 21h08

Violência em Londres cancela jogos e já causa preocupação com a Olimpíada

Das agências internacionais
Em Londres

A violência que tem assolado a capital britânica desde o último sábado já causa consequências no âmbito esportivo. Nesta segunda-feira, foram canceladas duas partidas pela Copa da Liga Inglesa de futebol, que aconteceriam na terça, mas a preocupação já se estende para os Jogos Olímpicos de 2012, que podem ser afetados pela falta de segurança em Londres.

PROTESTOS SE ESPALHAM POR LONDRES

  • Toby Melville/Reuters

    Nesta segunda-feira, violência chegou ao bairro de Hackney, a poucos quilômetros do local das cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos

Os protestos pela morte de um homem, baleado por policiais, começaram próximos ao clube do Tottenham, no norte de Londres, e já chegaram nesta segunda perto de um complexo olímpico no bairro de Hackney, o que evidenciou a capacidade de a violência se espalhar rapidamente na cidade. As cenas de prédios e carros em chamas também não têm contribuído para a imagem londrina.  

Até agora, mais de 200 pessoas já foram detidas pelos protestos violentos dos últimos dias. A polícia, que está tendo dificuldades para combater a violência – um dos motivos que obrigaram o cancelamento dos jogos – já teve pelo menos 35 oficiais feridos nos confrontos.

Para esta terça-feira estavam agendados os jogos de West Ham e Charlton pela fase preliminar da Copa da Liga Inglesa. O West Ham, que receberia o Aldershot, chegou a afirmar que o adiamento se deu porque a polícia londrina precisa concentrar seus esforços no combate à violência. Já o Charlton jogaria em casa contra o Reading. Também em Londres está marcado para quarta-feira o amistoso da Inglaterra contra o Holanda, em Wembley, que corre risco de não acontecer.

Enquanto no futebol o Tottenham ainda teve as bilheterias do clube danificadas durante os protestos, a segurança na Olimpíada de 2012 é que está no centro da discussão em Londres. No complexo dos Jogos que vê a violência aflorar a poucos quilômetros está o Estádio Olímpico, palco das cerimônias de abertura e encerramento do evento, além de ter instalações de diversos esportes, como basquete, handebol e modalidades aquáticas.

O Comitê Olímpico Internacional (COI) se pronunciou para garantir que confia nas autoridades britânicas, mas especialistas acreditam que os incidentes atuais causam preocupação. “Você pode imaginar o quanto dividida ficaria a polícia se isso acontecesse durante os Jogos Olímpicos”, disse Tony Travers, da Escola de Economia de Londres e especialista em administração pública.

Questionado, o comitê londrino para a Olimpíada de 2012 se recusou a comentar a onda de violência na cidade, numa tentativa de não associar os protestos com os Jogos. Além disso, a polícia e os políticos de Londres insistem em negar que os incidentes foram causados pelo acirramento das tensões sociais na cidade, atribuindo a violência a uma minoria de criminosos.

Placar UOL no iPhone