No Prêmio Brasil Olímpico, no Teatro Municipal no Rio de Janeiro, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) apresentou a logomarca da candidatura do Rio para as Olimpíadas de 2016, o passo posterior da cidade depois de ter sediado, em 2007, os Jogos Pan-Americanos.
Montado no palco pelo presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, o governador do Estado, Sérgio Cabral, e o ministro do Esporte, Orlando Silva Júnior, o logo com as cores amarela, verde claro e azul tem o formato de dois corações.
Nuzman, antes disso, havia se proclamado "aliviado" por ter concluído o ano. "No ano inteiro, eu falei sempre uma palavra: dimensão. Falava sobre a dimensão do Pan, das pessoas entenderem a dimensão disso para o país. E, agora, eu vejo que o projeto deu certo. Fico aliviado", afirmou o dirigente esportivo.
O Rio se candidata para 2016 com metas ainda a cumprir. Em 14 de janeiro de 2008, terá que apresentar um caderno ao Comitê Olímpico Internacional (COI). Chicago, Tóquio, Madri são algumas das mais fortes concorrentes da capital fluminense. Em junho, o COI faz uma triagem e apresenta, oficialmente, as cidades candidatas. Em outubro de 2009 é que o Rio saberá se será escolhido.
O prefeito da cidade do Rio, César Maia, não compareceu ao evento. Segundo Nuzman, o político está afônico, mas apóia todo o evento. Procurado pelo
UOL Esporte, Maia afirmou que ainda não tinha visto a logomarca: "Não sou do ramo, não posso opinar [sobre o logo]', disse, por email.