
20h00 - 02/08/2003 Brasil derrota Canadá na estréia do basquete masculino
Vicente Toledo Jr. Enviado especial do UOL Em Santo Domingo (República Dominicana)
Com boas atuações de Guilherme e Marcelinho, a seleção brasileira masculina conquistou neste sábado sua primeira vitória no torneio de basquete do Pan-Americano de Santo Domingo, ao bater o Canadá, com certa facilidade, por 92 a 78.
"Foi uma estréia muito boa, a equipe se comportou bem durante todo o jogo e mostrou muito coração e muita vontade em quadra", disse o auxiliar técnico Guerrinha.
O Brasil participa do Pan com a base da equipe que irá ao Pré-Olímpico de Porto Rico, no final de agosto. Os canadenses também usam o torneio como preparação, porém, não contam com seus jogadores da NBA (Steve Nash, Rick Fox e Todd MacCulloch).
Apesar de enfrentar problemas no primeiro quarto do jogo, o time dirigido por Lula Ferreira equilibrou o jogo no trabalho de garrafão, mesmo insistindo muito em arremessos de três pontos.
"Apesar da estréia, não sentimos o nervosismo porque estamos com ritmo de competição. Acho que fizemos um bom trabalho embaixo das tabelas e conseguimos abrir uma vantagem que tornou o jogo tranqüilo", disse o pivô Tiago Splitter.
O primeiro tempo terminou com vantagem de dez pontos para o Brasil (48 a 38), o que permitiu que Lula revezasse bastante a equipe no terceiro período. "Os jogadores que entraram do banco foram muito bem", elogiou Guerrinha.
Com os arremessos de três pontos caindo a partir do último período -principalmente com Marcelinho- a vantagem se alargou, eliminando qualquer possibilidade dos canadenses na partida.
Guilherme terminou o jogo com 21 pontos e quatro rebotes, enquando Marcelinho marcou 18 pontos, pegou cinco rebotes e deu três assistências. O cestinha da partida foi o canadense Barrett, com 22 pontos.
Neste domingo, o Brasil, que está no Grupo A, enfrenta o México, às 16h.
Feminino Assim como o time masculino, a seleção brasileira feminina também derrotou o Canadá em sua estréia no Pan. Com grande atuação de Adrianinha (15 pontos), o Brasil venceu por 62 a 53.
Clique aqui para saber como foi este jogo.
| |