
23h58 - 07/08/2003 Brasil vence os EUA e decide o ouro do torneio masculino contra a Argentina
Vicente Toledo Jr. Enviado especial do UOL Em Santo Domingo (República Dominicana)
A seleção brasileira masculina de handebol venceu os Estados Unidos por 34 a 20, nesta quinta-feira, e garantiu um lugar na disputa da medalha de ouro.
A partida foi tumultuada pelas más condições da quadra, que ficou muito escorregadia devido à humidade do ar no Parque Del Este.
"Com a quadra assim, não jogamos handebol, foi patinação", brincou o técnico Alberto Rigolo, que chegou a pedir o adiamento da partida depois que o brasileiro Vanini sofreu uma contusão.
O jogador se machucou depois de uma colisão com um norte-americano e foi levado para o hospital. Ele seria submetido a exames para determinar a gravidade da lesão, mas não deve ter condições de atuar na final.
Tomando cuidado para evitar mais lesões e poupando seu principal jogador, Bruno Souza, a equipe brasileira viu os EUA equilibrarem o jogo no primeiro tempo (16 a 12), mas abriu vantagem no início da segunda etapa e venceu com tranquilidade.
Final O rival do Brasil na disputa pelo ouro será a Argentina, que venceu na outra semifinal o Uruguai por 36 a 17. A decisão, que também vale uma vaga nas Olimpíadas de Atenas, será disputada às 12h da próxima segunda-feira.
"Chegou a vez da Argentina. Vai ser um jogo difícil, são duas equipes iguais. O resultado da final vai depender muito do emocional dos dois times", afirmou Rigolo.
A equipe brasileira, que jamais perdeu para os arqui-rivais no Pan, quer quebrar uma seqüência de três derrotas consecutivas para a Argentina, inclusive o Pan-Americano e o Sul-Americano do ano passado.
"Trabalhamos um ano e meio pensando neste momento. Estudamos tudo sobre o time da Argentina. Se nossa defesa funcionar, acho que vamos ganhar o ouro", comentou José Nascimento, o "SB" (de seleção brasileira), que ganhou o apelido por estar há 19 anos na equipe.
Feminino Mais cedo, no feminino, o Brasil venceu a Argentina por 34 a 18. A seleção terminou a primeira fase de forma invicta e enfrentará o Uruguai nas semifinais, sábado. Clique aqui para ter muito mais informações sobre o handebol feminino do Brasil.
| |