UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

Costa Rica

Veterana, Costa Rica ainda busca sucesso no Pan

Arte UOL

País ‘veterano’ nos Jogos Pan-Americanos (participou de 13 das 14 edições), a Costa Rica busca ter uma participação mais significativa na competição, pois em apenas seis edições conquistou medalhas. No quadro geral de medalhas da história do Pan, o desempenho do país também é modesto: 19º lugar com 10 conquistas (quatro de ouro, seis de prata e 10 de bronze).

Porém, para mudar este panorama, o país apresenta poucas ‘cartas na manga’. Duas delas são os marchistas Allan Segura e Bernardo Calvo que em março, na Guatemala, correram cinco minutos abaixo da marca estipulada pelo seu país para os 20 km (1h28min).

Com este feito, eles obtiveram com facilidade a classificação para os Jogos Pan-Americanos. Os dois já declararam a jornais da Costa Rica que irão ao Rio para lutar por medalhas.

Em Olimpíadas, o desempenho do país também é modesto: conquistou apenas quatro medalhas em 17 participações. Destaque para a nadadora Cláudia Poll, que conquistou um ouro (o único da história do país) e dois bronzes, que significam 75% do total de medalhas conquistadas pela Costa Rica. A irmã mais velha de Cláudia, Silvia, já havia conquistado uma medalha olímpica: prata em Seul-88 nos 200 m livre.

Melhor sorte a Costa Rica teve no futebol. O país disputou três vezes a Copa do Mundo, chegando às oitavas-de-final em 1990. Na época, a seleção tinha na zaga um jogador brasileiro, Alexandre Guimarães, que foi o técnico do país nos Mundiais de 2002 e 2006.

Colônia espanhola por dois séculos e meio, a Costa Rica tornou-se independente da Espanha em 1821, integrando-se dois anos mais tarde às Províncias Unidas da América Central, entidade que foi dissolvida em 1838, quando a Costa Rica se tornou de vez um país independente.

Diferentemente da maioria dos países da América Central, a capital da Costa Rica não é uma cidade praiana. San José está localizada nas montanhas. Mesmo assim, o país tem um grande potencial turístico. A agricultura e a exportação de produtos eletrônicos também trazem boas divisas para a região.

Dependente do vizinho rico ao norte (42% das exportações vão para os Estados Unidos), a Costa Rica chama atenção pelo bom posicionamento no ranking de desenvolvimento humano (IDH) – ocupa o 48º lugar. Ao contrário das outros países da América Central, tem se mantido uma democracia e é o único país latino-americano a não ter Exército (a polícia cuida do controle das fronteiras). Por usarem muitos diminutivos em seu linguajar, os costarriquenhos são apelidados de "ticos".

Quadro de medalhas da Costa Rica

Países OuroOuro PrataPrata BronzeBronze Total
1951 Buenos Aires 0 1 0 1
1987 Indianápolis 3 4 6 13
1991 Havana 1 0 1 2
1995 Mar del Plata 0 1 1 2
1999 Winnipeg 0 0 1 3
2003 Santo Domingo 0 0 1 1
TOTAL DE MEDALHAS 4 6 10 20