Topo

Cacá Bueno quer chance com carro de Nelsinho Piquet nos X-Games

Nelsinho Piquet apresenta o carro que usará na temporada do Global RallyCross - Carsten Horst
Nelsinho Piquet apresenta o carro que usará na temporada do Global RallyCross Imagem: Carsten Horst

Bruno Freitas

Do UOL, em São Paulo

09/04/2013 06h00

Anunciado como atração da única equipe brasileira do Global RallyCross, categoria presente no calendário dos X-Games, Nelsinho Piquet não poderá correr toda a temporada. Com preferência à disputa da Nascar, o brasileiro dividirá ação na X Team Mitsubishi Racing com Guilherme Spinelli. No entanto, outros pilotos nacionais já cobiçam a chance de defender o time, como Cacá Bueno.

A ideia é que Piquet e Spinelli se revezem nas nove corridas da temporada do Global RallyCross, algumas delas realizadas dentro de etapas dos X-Games. No entanto, na impossibilidade de contar com os titulares, a equipe admite estudar possibilidades com outros brasileiros.

Um deles é Cacá Bueno, pentacampeão da Stock Car, que se mostrou interessado no novo projeto do automobilismo brasileiro. 

"Existem alguns pilotos brasileiros interessados em andar com a gente, conversei com alguns deles. Ontem [último domingo] o Cacá Bueno me ligou, disse que eu poderia falar aqui: 'quero andar no carro'", declarou o empresário Geraldo Rodrigues, que comanda a equipe brasileira.

Em 2013, Piquet disputa a Nationwide, uma das divisões da Nascar nos Estados Unidos, onde conseguiu a primeira vitória de um piloto do país em qualquer categoria da liga. O brasileiro também vem da experiência de duas temporadas na Truck Series.

O Global RallyCross é uma categoria disputada em circuitos de traçado fechado, que mesclam asfalto e terra. As provas têm como características a conduta agressiva dos pilotos, com muitos toques. A disputa tem nove etapas ao longo da temporada, sendo que algumas delas ocorrem dentro do calendário dos X-Games. Neste evento, 16 pilotos disputam uma etapa preliminar, de seis voltas, com classificação dos dez primeiros para a decisão.

A etapa brasileira dos X-Games abre as disputas de 2013. O evento acontece entre 18 a 21 de abril, em Foz do Iguaçu. As disputas do RallyCross estão programadas para o último dia de atividades, no Parque Infraero, com Nelsinho Piquet escalado pela X Team Mitsubishi Racing.

"Colocar uma equipe nos X-Games é um sonho para qualquer time do esporte a motor de qualquer parte do mundo", afirma Geraldo Rodrigues. "É um dos eventos esportivos de maior prestígio e seriedade no mundo e isso diz muito também em termos de nossos concorrentes: só há pilotos e times de primeira qualidade. Dito isso, tenho que admitir que temos um grande desafio pela frente", acrescenta o chefe da equipe brasileira.

CALENDÁRIO DO GLOBAL RALLYCROSS CHAMPIONSHIP

1ª etapa - 18 a 21 de abril - Foz do Iguaçu (Brasil)
2ª etapa - 16 a 19 de maio - Barcelona (Espanha)
3ª etapa - 27 a 30 de junho - Munique (Alemanha)
4ª etapa - 10 a 13 de julho - New Hampshire (Estados Unidos)
5ª etapa - 17 a 20 de julho - Bristol (Estados Unidos)
6ª etapa - 31 de julho a 3 de agosto - Los Angeles (Estados Unidos)
7ª etapa - 7 a 10 de agosto - Atlanta (Estados Unidos)
8ª etapa - 19 a 22 de setembro - Charlotte (Estados Unidos)
9ª etapa - data a definir - Las Vegas (Estados Unidos)