Topo

Ministério injeta quase R$ 6 mi nos X-Games e promete projeto para skate

Foz do Iguaçu contou com o suporte federal para tirar do papel edição dos X-Games 2013 - Prefeitura de Foz do Iguaçu/Divulgação
Foz do Iguaçu contou com o suporte federal para tirar do papel edição dos X-Games 2013 Imagem: Prefeitura de Foz do Iguaçu/Divulgação

Bruno Freitas*

Do UOL, em Foz do Iguaçu

18/04/2013 06h00

Com uma injeção de R$ 5.834.838,92, o Ministério do Esporte marca presença na realização dos X Games, que começam nesta quinta-feira em Foz do Iguaçu. Segundo o governo, o apoio nasce em um contexto em execução, que visa oferecer um novo status para os esportes radicais no Brasil. O foco da pasta está no skate, uma das modalidades mais praticadas do país, com a promessa de um plano de difusão através da construção de uma série de pistas de norte a sul.

O secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento, Ricardo Leyser, esteve em Foz do Iguaçu na última quarta-feira, para o lançamento oficial do evento internacional. Na missão diplomática em nome do ministro Aldo Rebelo, o emissário do governo admitiu que os esportes radicais são prioridade para a pasta.

"É um tema importante. O Ministério está preparando um grande investimento em pistas de skate. É algo que vem sendo formatado, este ano deve ser anunciado esse grande investimento. Nós temos atletas que recebem o Bolsa Atleta (financiamento de esportistas de alto rendimento). Nós temos bolsistas no skate. Nossa intenção é ampliar esse apoio", afirmou Leyser em contato com a reportagem do UOL Esporte.

De acordo com o secretário, o projeto das pistas de skate pelo país tem o próprio ministro Rebelo engajado à frente. Leyser diz que o governo estuda um modelo para ser um financiador de parques da modalidade, em parcerias com prefeituras.

A modalidade das quatro rodinhas é atualmente uma das mais populares nas ruas do país. De acordo com levantamento encomendado pela Confederação Brasileira de Skate ao Datafolha, em 2009, 5% dos domicílios do país possui algum praticante do esporte (em número que cresce para 7% nas regiões metropolitanas).

Durante os quatro dias dos X-Games em Foz do Iguaçu, na primeira de três edições confirmadas para a cidade paranaense, o Ministério do Esporte contará com engenheiros e técnicos para supervisionar o uso do dinheiro investido através da prefeitura.

Contando com modalidades consagradas como a Mega Rampa, skate street e moto freestyle, os X-Games  serão transmitidos pela ESPN para cerca de 180 países ao redor do mundo, atingindo uma meta estimada de 480 milhões de lares.

A passagem por Foz do Iguaçu marca um novo momento da história do evento, que a partir de 2013 passa a ter sedes fixas. Além do Brasil, os X-Games visitarão Barcelona, Munique e Los Angeles nesta temporada.

"Vir para o Brasil é muito importante no momento em que a gente fala em expandir os X-Games", afirmou Scott Guglielmino, executivo da ESPN nos Estados Unidos, em cerimônia na última quarta.

*o jornalista viaja a convite da organização dos X-Games Brasil