Topo

Brasileiro dublê da Disney e de filmes de ação é atração nos X-Games

Eduardo Marques pilota em espetáculo da Disney nos parques de diversão de Orlando - Divulgação
Eduardo Marques pilota em espetáculo da Disney nos parques de diversão de Orlando Imagem: Divulgação

Bruno Freitas*

Do UOL, em Foz do Iguaçu

20/04/2013 12h00

Muitos brasileiros que já foram passear nos parques de diversão nos Estados Unidos possivelmente já viram Eduardo Marques em cena. O piloto é o responsável por um espetáculo de ação com carros em uma das atrações da Disney em Orlando, na Flórida. No entanto, neste final de semana, empresta seu repertório técnico no volante para outra missão, a disputa do rallycross nos X-Games de Foz do Iguaçu.

Eduardo Marques reside nos Estados Unidos há mais de 15 anos e acaba de participar como dublê das gravações de "Mad Max: Fury Road", sequência do conhecido clássico dos filmes de aventura. O título com lançamento previsto para 2014 foi rodado na África e tem a atriz Charlize Theron como estrela.

Como responsável por espetáculo de carros da Disney em Orlando ("Lighs, Motors, Action! Extreme Stunt Show"), Marques encara cerca de 520 apresentação por ano. O piloto também tem no currículo instruções de direção extrema para militares norte-americanos das Forças Especiais e dos Navy Seals (Marinha).

Em Foz do Iguaçu, Marques integra a única equipe 100% nacional da disputa do rallycross nos X-Games. O dublê representa a XRC Brasil ao lado de Maurício Neves, idealizador e responsável pelo projeto.

A dupla pilotará um Peugeot 207, carro com motor turbo de 450 HP. Eduardo Marques conheceu o projeto XRC pela internet nos Estados Unidos. Interessado em participar dos X-Games, fez contato com a equipe e combinou de viajar até o Brasil para ver o modelo de perto.

Marques e Neves competem no domingo, com o objetivo de aprendizado na modalidade, para voltar com mais força na edição 2014. Na categoria eles terão a concorrência de Nelsinho Piquet e de Travis Pastrana, ídolo dos X-Games oriundo da motocross freestyle.

*o jornalista viaja a convite da organização dos X-Games Brasil