Topo

Brasil tem 1ª sessão real de snowboard em semana de neve em Santa Catarina

Digiácomo Dias reivindica façanha de sessão inédita; atleta explorou terreno em Rancho Queimado - James Thisted/Mormaii
Digiácomo Dias reivindica façanha de sessão inédita; atleta explorou terreno em Rancho Queimado Imagem: James Thisted/Mormaii

Bruno Freitas

Do UOL, em São Paulo

30/07/2013 06h00

A onda de frio que tomou conta do Sul do Brasil na última semana ofereceu um momento histórico para os esportes de inverno do país. Diante do noticiário de neve em várias cidades de Santa Catarina, o atleta Digiácomo Dias pegou sua prancha de snowboard, viajou 65 km e conseguiu a primeira sessão natural da modalidade que se tem conhecimento em terras nacionais.

Bicampeão brasileiro de snowboard na modalidade Big Air, Dias dirigiu de Florianópolis até Rancho Queimado para ver com os próprios olhos a expectativa de montanha congelada. Lá, mesmo com uma camada fina de neve, conseguiu uma sessão de duas horas.

Assim, pela primeira vez na vida, se divertia com sua prancha no país sem ser em uma pista artificial.

"Falei com o pessoal da associação de snowboard. Não havia nenhum registro de uma sessão em condições naturais no Brasil. Pelo menos nada registrado", afirma Digiácomo Dias, que também é tetracampeão mundial de sandboard, uma variação do esporte, mas deslizando sobre dunas de areia.

Acompanhando o noticiário de neve na região, o atleta radical já estava de prontidão para tentar a sessão, junto com os amigos Eduardo Mesquita e Ire Phelipe. Em um dos dias mais frios da última semana, resolveu colocar o pé na estrada em nome da façanha.

"A galera de sandboard já estava se organizando, aí eu falei: vamos fazer. Um dia eu acordei e vi que tinha nevado mesmo. Viajei com dois brothers. Demos sorte, era o lugar perfeito, do lado de uma pracinha. Era um pasto, coberto por neve. A gente chegou de tarde, mas a neve ainda estava lá. Demos sorte porque boa parte da neve ficou protegida pela sombra dos pinheiros", relata.

"A sensação foi a mesma de estar numa pista. Tinha pouca neve, aparecia um pouco do pasto em alguns trechos. Mas as curvas eram parecidas, o barulho da neve desgarrando é o mesmo. Foi alucinante", acrescentou.

Os adeptos do snowboard pediram autorização ao dono do terreno antes de começar as manobras. Segundo Dias, os amigos tiraram as pranchas do carro na pracinha e causaram surpresa na rotina da cidade: “ninguém entendeu nada. Todo mundo saiu para olhar, porque dá para ver da praça. O pessoal saía do comércio para ficar olhando.  

SOBRE A ONDA DE FRIO DA ÚLTIMA SEMANA

A massa de ar polar que se instalou sobre boa parte do Brasil na última semana provocou intensa onda de frio, nevando em mais de 140 cidades da região Sul.

Santa Catarina foi o Estado recordista de neve no período, tanto em número de cidades quanto na duração do fenômeno. Entre segunda (22 de julho) e quinta-feira (25), 103 municípios registraram incidentes do gênero, segundo os dados do Ciram (Centro de Informações e Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina).

Os últimos dias trouxeram alta de temperatura no Sul e Sudeste do país, mas Digiácomo Dias diz que segue à espera de outras oportunidades de botar sua prancha de snowboard debaixo do braço: "estou na prontidão. Parece que 15 de agosto vem outra frente fria, com possibilidade de neve".