Topo

Pioneira, São Paulo comemora Dia do Skate à sombra de feriado americano

Bob Burnquist é um dos principais atletas do skate - Divulgação/Jamie Mosberg
Bob Burnquist é um dos principais atletas do skate Imagem: Divulgação/Jamie Mosberg

Paulo Anshowinhas

Do UOL, em São Paulo

03/08/2013 06h00

É oficial. Este sábado é o dia do skate no estado de São Paulo. A data, criada há 18 anos, foi a primeira institucionalizada do gênero no Brasil, e provavelmente no mundo, sendo seguida depois por diversos municípios e estados brasileiros (como Curitiba e Rio Grande do Sul, em 1996). Apesar disso, os skatistas brasileiros preferem festejar o dia em outra data – a americana, dia 21 de junho, que surgiu apenas em 2004.

No caso norte-americano, a oficialização partiu de um pedido da Associação Internacional de Empresas de Skate (IASC), que pediu ao Congresso para transformar a data em um feriado nacional.

Chamado de Go Skateboarding Day, o evento veio ao Brasil por meio de uma marca de tênis, que lançou o projeto Wild In The Streets, em referência a uma canção da banda de skate punk Circle Jerks. Em vez de cerimônias, prêmios ou homenagens, a celebração ficou restrita a um grande passeio de skate pelas ruas da cidade. E que foi seguida por diversas cidades brasileiras.

Em São Paulo, por outro lado, a primeira cerimônia de premiação do Dia do Skate foi realizada no salão nobre da Câmara Municipal, em 1996, quando skatistas de terno e gravata (como Rodrigo Digo, que havia faturado uma competição na Alemanha naquele ano) foram receber suas premiações.

Sete anos após sua criação, em 2002, uma pesquisa do Datafolha demonstrou que havia cerca de 2,7 milhões de skatistas no estado de São Paulo, sendo 350 mil apenas na capital.

Diante desse cenário, o Dia do Skate paulistano passou a ser usado também para premiar os praticantes da modalidade. Em 2004, um evento na Assembleia Legislativa teve a distribuição de 24 troféus para categorias entre skatistas, mercado e mídia. Dois anos depois, o ponto alto da cerimônia foi o discurso emocionado de Chorão, então vocalista do Charlie Brown Jr., que homenageou a banda Os Grinders.

Desde 2007, o evento deixou de ser realizado, mas o skate por outro lado continuou crescendo. No ano seguinte Bob Burnquist, se associou a Danny Way e transformou o skate em esporte para poucos com a criação da Megarrampa.

Em 2010, o cineasta Daniel Baccaro lançou o primeiro longa metragem do skate nacional, o documentário Vida Sobre Rodas, sobre os 30 anos que mudaram os rumos do esporte no país, baseado nos personagens Bob, Sandro Dias “Mineirinho”, Lincoln Ueda e Cristiano Matheus.

Atualmente os brasileiros estão na disputa da liderança do skate mundial em todas as categorias, concorrendo rodinha a rodinha com os americanos. Mais uma boa razão para festejar.