Topo

Festival de filmes radicais cria clima hippie chic no Parque do Ibirapuera

Paulo Anshowinhas

Do UOL, em São Paulo

26/08/2013 06h00

Passar a noite no parque em contato com aventuras radicais em ambientes hostis foi o cardápio principal do Rocky Spirit, terceira edição do festival de cinema ao ar livre realizado neste final de semana no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

Com 27 documentários curta-metragens nacionais e internacionais importados diretamente do Telluride Mountain Film Festival, do Colorado, nos Estados Unidos, o Rocky Spirit criou um verdadeiro clima hippie chic no Ibirapuera.

Pessoas com bikes, skates, patins e roupas de corrida se mesclavam com outras bem vestidas sentadas na grama, em casais ou em grupo ao relento, em noite agradável para conferir em um imenso telão de 150 metros quadrados, filmes de aventuras arriscadas na terra, no mar, no ar , na rocha e no concreto.

"Nos Estados Unidos, Europa e Canadá, os festivais de filmes de montanha e aventura são parte do calendário esportivo. Eles reúnem não só os praticantes desses esportes, mas também admiradores, entusiastas e gente que simplesmente gosta de cinema e de bons filmes”, afirma Andrea Estevam, diretora artística da Editora Rocky Mountain, que publica as revistas Go Outside e Hardcore.

O público entendeu o recado ecológico e se preparou para a maratona cinéfila depois de seguir as receitas da cartilha oferecida aos expectadores: alguns levaram toalhas e cadeiras de praia, muitos foram de bicicleta e outros levaram lanches de casa. Os vendedores ambulantes, mesmo proibidos, fizeram a festa comercializando refrigerantes e cervejas a preços extratosféricos sem serem incomodados por qualquer fiscalização.

No telão, a temática outdoor deu a direção com imagens em alta definição em filmes realmente espetaculares de literalmente tirar o fôlego. Um deles – A New Perspective (Uma nova perspectiva), produção norte-americana de 2012 - exibe a trajetória do escalador David Lama, que foi campeão mundial júnior de escalada e bicampeão europeu juvenil, e que descobriu suas habilidades de homem aranha aos 12 anos de idade.

No filme, David encara um perigoso desafio na cordilheira de Karakoram, no Paquistão, em uma paredão de 600 metros enfrentando temperaturas negativas, falta de oxigênio e tendo de cavar buracos no gelo para escapar do frio.

Mas não foram apenas filmes de montanha que fizeram sucesso no festival. Curtas sobre slackline, esqui na neve, alpinismo, andinismo, caiaques em corredeiras, mountain bikes e wing suit também foram exibidos.

Quem perdeu essa seleção especial de filmes radicais do Rock Spirit ainda pode conferir uma sessão replay, no próximo final de semana – 31 de agosto e 01 de setembro, com direito a perguntas e respostas com os surfistas Carlos Burle e Maya Gabeira (no sábado), e protagonistas dos filmes Entrelinhas e Off Kaiak Noruega. Mas para isso terá de trocar de ambiente e, em vez da grama do Ibirapuera, encarar as areias do Rio Janeiro, na Praia de Copacabana, entre o Posto 2 e 3.