Topo

Maior surfista do país diz que gastou 1º milhão com família e casa na praia

Renan Prates

Do UOL, em São Paulo

01/09/2013 06h00

Adriano de Souza, mais conhecido como Mineirinho no mundo do surfe, é atualmente o melhor brasileiro na elite. Seus bons rendimentos lhe renderam vultosas quantias na conta bancária como premiação. Natural de Guarujá (SP), ele já tem mais de US$ 1,2 milhão conquistados em prêmios. E decidiu investir na família e morar em frente à praia.

"Comecei a ganhar dinheiro aos 15 anos de idade e, com isso, saí da comunidade do complexo do Guarujá e passei a investir na minha família. Comprei casas pro meus familiares, passei a morar em frente à praia. Todo este dinheiro foi investido em imóveis", revelou ao UOL Esporte.

Na entrevista que concedeu para a reportagem, Mineirinho mostrou muita confiança em ser o primeiro brasileiro a ganhar um título mundial na elite - ele já ganhou o Mundial júnior em 2004. "Basta eu conseguir voltar a ter sorte e surf no pé". 

Confira a entrevista na íntegra:

UOL Esporte: Como foi para o atleta humilde do Guarujá ter superado 1 milhão de dólares em premiação? O que você fez com o valor conquistado?
Mineirinho:
Bom, na verdade, iniciei no surf por diversão e assim que me dei conta de que tinha potencial para ser um atleta de ponta, passei a acreditar nisso e nunca pensei que fosse ter uma vida em que pudesse sobreviver do esporte. Comecei a ganhar dinheiro aos 15 anos de idade e, com isso, saí da comunidade do complexo do Guarujá e passei a investir na minha família. Comprei casas pro meus familiares, passei a morar em frente à praia... Todo este dinheiro foi investido em imóveis.

UOL Esporte: Quais são seus ídolos no surfe?
Mineirinho:
Fabio Gouveia, Neco Padaratz e Peterson Rosa no Brasil; fora do País, Jon Jon Florence, Trent Munro e Mick Fanning.

UOL Esporte: Como foi a sensação de derrotar Kelly Slater mais de uma etapa do circuito mundial?
Mineirinho:
Derrotar o melhor surfista do planeta é a maior sensação que eu poderia ter. Ele é fera e já conquistou 11 vezes o título mundial e esta na liderança atualmente. Fico feliz da vida com esse prestigio.

UOL Esporte: Slater disse durante a etapa do Rio deste ano que você era o brasileiro a ser batido, por ser um rival “que não desiste nunca”. Como você recebe esses elogios?
Mineirinho: Claro, receber elogios sempre é bom, mas eu continuo trabalhando forte e não penso muito nisso [nos elogios]. Sei que preciso melhorar muito ainda para conquistar o meu sonho.

UOL Esporte: Você acabou caindo para oitavo. Brigar pelo título mundial nesta temporada é uma realidade?
Mineirinho: Sim, basta eu conseguir voltar a ter sorte e surf no pé.

UOL Esporte: Você está em terceiro no ranking mundial. Acredita que possa ser o primeiro no final do ano?
Mineirinho: Estou focado para conquistar esse titulo. Vou buscar essa conquista para o Brasil.

UOL Esporte: Você foi pioneiro entre os brasileiros ao vencer o título mundial júnior e a vencer uma etapa da elite profissional. Acredita que será o primeiro brasileiro a ser campeão?
Mineirinho:
Sim, estou no caminho certo. Isso me deixa seguro e focado pra esse objetivo. 

UOL Esporte: Os brasileiros que competem na elite do surfe são respeitados pelos demais? Como está o país no cenário mundial?
Mineirinho:
O atletas brasileiros estão sendo super respeitados no cenário mundial. Eu sou um dos que está trilhando o caminho aberto por atletas responsáveis pelo sucesso atual, como Fabio, Teco e o Victor, pessoas que ralaram no passado e viram isso ser refletido agora.

UOL Esporte: Você gosta de outros esportes radicais além do surfe? Quais você gosta de praticar? Quais são seus hobbies?
Mineirinho:
Eu gosto de futebol, sou apaixonado pelo Corinthians, sigo todos os jogos do Timão, e meu hobby é editar vídeos de surf. Não pratico nenhum esporte fora o surf.

UOL Esporte: Você chegou a levar a sua namorada para jantar numa praia em Bali. É muito romântico? É mineirinho neste aspecto também?
Mineirinho:
Ela merece, pois ela fica praticamente o tempo todo no Brasil e eu viajando o mundo. Ela tem faculdade, trabalha e quando ela tem um espaço tenho que agradar, pois ela sofre muito com a minha ausência. Nós temos uma relação muito boa e espero continuar assim até o final da minha carreira.