Topo

EUA tem fundo de auxílio para acidentes com radicais; veja os piores

Paulo Anshowinhas

Do UOL, em São Paulo

17/09/2013 06h00

O que Stephen Murray (BMX), Jake Brown (skate), Mike Vincent (BMX), Jimmy Levan (BMX) e Jason Fisher (FMX) tem em comum, além dos esportes radicais? Essas pessoas motivaram a criação de uma entidade americana chamada ARF (Athlete Recovery Fund), um fundo de arrecadação de recursos para esportistas radicais que não tenham condição de pagar os custos com médicos e outras despesas após graves acidentes.

Em 27 de junho de 2007, o piloto inglês de BMX (bycicle motocross) Dirt Jump, Stephen Murray, depois de tentar um double back flip (um giro duplo com a bicicleta) sobre uma rampa de terra, durante o festival Dew Action Sports Tour, em Maryland, sofreu um grave acidente que lhe custou uma fratura na espinha e na vértebra. O atleta ficou paralisado da cintura para baixo.

Medalha de ouro no Gravity Games, no X Games, e seis vezes campeão britânico de BMX, Murray tem sido tratado, desde o acidente, pelo mesmo médico que cuidou do ator Christopher Reeve. O tratamento com o mesmo profissional que acompanhou um dos intérpretes do Super-Homem apresenta bom resultados, já que o atleta consegue mover os dedos dos pés, o polegar e o ombro.

Acidentes como esses e seus resultados trágicos não são raros de ocorrer. Eles, no entanto, motivaram Aaron Cooke a fundar a ARF. A entidade é mantida pela iniciativa privada com o apoio de empresas como Alliance of Action Sports, Vans off the Wall, Oakley, Rockstar Energy Drink, Playstation, Nike, Woodward, Mountain Dew, Fuel Tv, Etnies, Haro, Hard Rock Hotel e muitos outras.

Entre as atividades do fundo está a criação de normas de segurança sobre acidentes graves e como proceder, fundos para custeio de despesas médicas para esportistas que não tenham condições, pagamento de clinicas de reabilitação e garantia de bolsa de estudos, além de seguros contra paralisia de longo tempo.


Recentemente, o grupo tem desenvolvido testes de segurança com capacetes. O objetivo é elevar o padrão global de endurecimento das espumas desses equipamentos e, até mesmo, a criação de estudos para algo próximo de “air bags” para esses acessórios.

Entre os esportes auxiliados pelo fundo estão Freestyle BMX (Dirt jump, Street, Park, Vert, Big Air, Flatland), FMX (Big Air, Step Up, Free Style, Speed and Style) e Skate (Street, Park, Vert, Big Air).

Assim como as redes sociais de “crowdfunding” (arrecadação de fundos para um projeto ou causa), a ARF também aceita doações de pessoas físicas, o que pode ser um bom exemplo para o Brasil, que a cada dia tem mais praticantes e, consecutivamente mais acidentes, aumentando assim o número de pessoas necessitadas.

Registrou uma queda radical? Mande sua foto ou vídeo para uolradical@uol.com.br.

    Os piores tombos de todos os tempos entre os radicais

    É difícil medir a intensidade de um tombo, exceto o que isso pode causar. E no caso de acidentes com esportes radicais, alguns deles podem ser fatais. Outros podem tirar por completo a mobilidade de seus praticantes. De acordo com a rede de televisão americana ABC News, em pesquisa do início do ano, esses acidentes podem ser considerados os mais devastadores para essas modalidades, a se saber:

    1. Caleb Moore
    Faleceu durante a edição de inverno do Winter Games, no Colorado, depois que seu snowmobile caiu sobre ele.

    2. Sarah Burke
    A famosa esquiadora de free style, morreu em 2011 aos 29 anos, depois de ter sido campeã dos Winter Games, (versão dos X Games nas montanhas geladas).

    3. Kevin Pearce
    O snowboarder neo zelandez entrou em coma em 2009, depois de um acidente em um half pip em Utah, nos Estados Unidos.

    4. Matt “The Condor” Hoffman
    A lenda viva do BMX mundial já passou por 22 cirurgias em todo o corpo, mas em 1993, caiu de motocross de um half pipe de seis metros de altura e rasgou o baço.

    5. Stephen Murray
    Outro piloto de BMX dirt, teve um dos piores acidentes de todos os tempos depois de cair com sua bike de um backflip duplo, ter parado de respirar, ter sido reanimado e perdido o movimento dos ombros para baixo.

    6. John Kucera
    O campeão de downhill ski na neve quebrou a perna em uma acidente em 2009. Em 2012, quebrou a mesma perna novamente.

    7. Bethany Hamilton
    A loira havaiana, perdeu o braço esquerdo quando tinha 13 anos de idade, enquanto surfava e foi atacada por um tubarão. Durante seu período de recuperação, escreveu um livro chamado Soul Surfer, Uma Estória Ativa de Fé, Família e Luta Para Voltar a Prancha, que resultou em um filme chamado Soul Surfer (surfista de alma), em 2004.

    8. Jeremy Lusk
    Estrela do FMX (Free style motocross), foi medalha de ouro no X Games, morreu depois de um acidente em uma competição em 2009, depois que errou um backflip com sua moto, e caiu de pescoço no chão.