Topo

Esportistas radicais aderem a meme bizarro e competem "passando roupa"

Giselle Hirata

Do UOL, em São Paulo

10/10/2013 06h00

Limpar a casa, lavar a louça, passar a roupa... O trabalho doméstico, além de chato, não é nada emocionante. Diante desta conclusão óbvia, um inglês chamado Phil Shaw resolveu criar um meio de deixar um dos afazeres um pouco mais interessante: o Extreme Ironing (Passar roupa de forma radical, em livre tradução).

Para praticar essa modalidade, basta levar a tábua de passar, as peças de roupa e o ferro sempre que for praticar um esporte. Pode ser durante um mergulho, um salto de paraquedas, uma escalada, uma corrida, entre outros.

“É um esporte de adrenalina, que combina as emoções de uma atividade radical ao ar livre com a satisfação de uma camisa bem engomada”, definiu Shaw em uma entrevista ao jornal The New York Times.

E há 16 anos o objetivo de Phil tem sido divulgar a modalidade pelo mundo. “Nosso objetivo é fazer com que muitas pessoas conheçam esse esporte e, quem sabe, ele se torne olímpico”, revelou ao jornal. “Se pode ter nado sincronizado e curling, eu acho que o extreme ironing tem muito a oferecer”, completou.

E o esforço do inglês não foi em vão. Vários atletas, do mundo inteiro, entraram na onda e começaram a postar fotos com a tábua de passar – tanto que o extreme ironing se tornou um meme na internet. 

Essa ideia, um tanto bizarra, surgiu em 1997, quando Shaw voltou para casa depois de um longo dia de trabalho em uma fábrica de malhas na cidade de Leicester. Ao se deparar com uma pilha de roupas para passar e pensar em como aquilo seria irritante, ele resolveu levar a tarefa para o jardim de sua casa.

O colega de quarto dele também adotou a ideia e, juntos, criaram uma lista de lugares cada vez mais inusitados para passar a roupa. Fãs de esportes radicais, eles começaram a levar as trouxas de roupa para o alto de montanhas e até para as corridas matinais.

Extreme Ironing pelo mundo

Outra característica do extreme ironing é que os atletas nunca usam os seus nomes verdadeiros. Phil Shaw, por exemplo, adotou o apelido Steam (Vapor), e seu colega Paul é o Spray. Agora eles têm uma equipe, chamada Steam Team, que também conta com os seguintes membros: Cool Silk (Seda legal), Walter Tank (Walter Tanque), Planchita, Flex, Hotwire e Ultraglide.

Segundo o site oficial do Steam Team, atualmente existem mais de 1,5 mil adeptos ao extreme ironing em países como Japão, EUA, Chile, África do Sul, Alemanha e Croácia.