Topo

Tico Santa Cruz busca ajuda para salvar pista de skate de Chorão em Santos

Tico Santa Cruz encabeça movimento para salvar pista de skate de Chorão em Santos - Marcelo Regua/UOL
Tico Santa Cruz encabeça movimento para salvar pista de skate de Chorão em Santos Imagem: Marcelo Regua/UOL

Paulo Anshowinhas

Do UOL, em São Paulo

15/01/2014 10h03

Menos de 48 horas. Esse é o prazo que o cantor Tico Santa Cruz tem para salvar da demolição a pista de skate criada por Chorão na cidade de Santos. No período, Tico Santa Cruz terá que arrecadar R$ 155 mil para o pagamento de aluguéis atrasados, além de arrumar um patrocinador para bancar os R$ 22 mil mensais para manter a pista.

Na sexta-feira passada, retroescavadeiras entraram na Chorão Skate Park para iniciar o processo de demolição. Indignado, um grupo de manifestantes se reuniu em frente à pista, convocou a imprensa e fez um protesto contra a ação. O prefeito de Santos, Alexandre Barbosa, então suspendeu temporariamente a demolição, dando um prazo de uma semana para que os donos do imóvel chegassem a um acordo com os manifestantes. Coube a Tico Santa Cruz a missão de cumprir o combinado para evitar a demolição.

Nesta terça-feira, a reportagem do UOL Esporte participou de uma entrevista ao vivo pela rádio 89,1 FM, durante o Programa do Tatola, com o líder e vocalista da banda Detonautas. Após a entrevista, o cantor respondeu algumas perguntas com exclusividade para a reportagem do UOL Esporte. Na conversa, Tico Santa Cruz revelou o que está sendo feito para manter de pé a pista de Chorão. Confira:

UOL Esporte – Nesta quarta feira você terá menos de três dias para terminar o prazo dado pelo prefeito de Santos e a dona do imóvel para se levantar o valor para quitação da dívida. O que acontecerá se não houver o pagamento?
Tico Santa Cruz – Nosso acordo foi regido pela palavra, e palavra é o que eu tenho de mais valioso na minha vida. Caso a gente não consiga resolver o problema até sexta-feira, infelizmente a pista será demolida e o espaço negociado com empresas que já estavam querendo alugar o local. Mas tenho fé de que vamos conseguir concluir a missão com sucesso.

UOL Esporte – O que tem sido feito para levantar o valor exigido?
Tico Santa Cruz –
Na verdade muitos fãs se ofereceram para fazer doações em dinheiro. Mas isso seria apenas um paliativo. O  dono do terreno não aceita por razões cabíveis, e quer um contrato de mais um ano. A família deles depende da renda desse terreno para viver e há uma dívida de 11 meses de aluguel. Eles foram até muito gentis e se sensibilizaram com a comoção popular pela pista. O que estamos fazendo para levantar a verba é a busca por alguma empresa que adote o local. Procuramos uma empresa que tenha o interesse em desenvolver um projeto social que já era feito pelo Chorão e que será dado continuidade por meio do acordo que fiz com o prefeito (de Santos). A prefeitura se comprometeu a fazer a manutenção da pista e ajudar na administração, tornando a pista um local público da cidade. Fiz contato com muitas pessoas, amigos íntimos do Chorão, empresários, políticos, bandas, gente de TV. Enfim, chamamos atenção para o caso e agora estamos esperando os frutos reais.

UOL Esporte – O que os fãs e skatistas podem fazer nesse momento, ou até mesmo na sexta-feira, para evitar a demolição?
Tico Santa Cruz –
Podem apenas mentalizar positivamente e aguardar. Tudo o que poderia ter sido feito, nós fizemos nessa uma semana. Desde que soube da demolição, por meio da página dos Charliebrownianos no Facebook, onde havia um fã desabafando revoltado com o possível acontecimento. Agora é cruzar os dedos e torcer para que nossos contatos rendam frutos. Muita gente achava que era caso perdido. Mas se existe 1% de chance, eu vou sempre acreditar que mesmo apenas com esse 1% vamos conseguir chegar onde pretendemos.

UOL Esporte – Você teve contato com o Tihuana e o MV Bill. Outros artistas estão envolvidos nessa causa?
Tico Santa Cruz –
Tive contato com o Bill pelo Twitter. Ele me passou o telefone dele, mas não cheguei a ligar. Pois em um primeiro momento nossa missão é a de não deixar a pista de skate ser demolida. Mas tive contato com artistas como a Cone Crew, Tihuana e outras bandas que se ofereceram para arrecadar fundos por meio de shows e que estava sendo feito paralelamente em outras frentes nessa luta, para que em um segundo momento nós pudéssemos arrecadar grana para bancar os custos da dívida. O (Marcos) Mion, a Sonia Abrão (jornalista prima do Chorão) e o apresentador Luciano Huck também entraram em contato para oferecer ajuda. Porém, como os prazos são muito curtos, fica difícil exigir de qualquer pessoa envolvida uma solução em tão pouco tempo. O que vale é a boa vontade de ajudar e de incentivar a batalha.

UOL Esporte – A prefeitura de Santos ou você tem um plano B em caso de não conseguir levantar os recursos?
Tico Santa Cruz –
Não há plano B. Nosso acordo com os donos da pista é um acordo que eu vou honrar. Se não conseguirmos não podemos atrasar a vida deles. Eles dependem do dinheiro do aluguel do terreno para viver e para a prefeitura (de Santos) assumir o lugar precisaria de um trâmite na Câmara dos Vereadores com aprovação por parte de 2/3 de quórum de votos para que algo pudesse ser feito com dinheiro público. Nós não queremos depender de dinheiro público, embora a prefeitura tenha nos atendido desde o começo e deixado claro as possibilidades.

UOL Esporte – O Alexandre (filho do Chorão) está participando de alguma forma, ou a Graziela (a viúva)?
Tico Santa Cruz –
Quando comecei essa correria, liguei para todos da família do Chorão. Não queria passar por cima de ninguém, nem me intrometer em algo que pudesse criar algum problema. O Xande estava fora do Brasil até segunda-feira, mas mandou uma mensagem de apoio pelo Facebook. Liguei para a Grazi, e ela esteve o tempo todo dando apoio, assim como o Ricardo e o Fábio, que são irmãos dele. Houve um acordo entre todos os familiares do Chorão para que pudéssemos jogar nossas últimas fichas e todos colaboraram nesse sentido.

UOL Esporte – O que você está aprendendo em todos esses dias de luta por algo que nem é seu?
Tico Santa Cruz –
Nós vamos lutar até os últimos segundos para manter aquele espaço de pé e tudo que ele representou enquanto Chorão estava vivo. Como disse Bob Marley: "Você pode enganar dois ou três, mas não engana todos de uma vez."

UOL Esporte – Você anda de skate, surfa, ou pratica alguma modalidade do gênero?
Tico Santa Cruz – Surfo desde os 12 anos e ando de skate eventualmente com os meus filhos. Adoro esportes radicais, mas estou sem tempo atualmente por conta de muitos trabalhos. Me identifico com essas modalidades desde criança.