Topo

Veículo de uma roda cabe dentro de uma mochila. É a nova onda radical

Paulo Anshowinhas

Do UOL, em São Paulo

08/02/2014 06h00

Esqueça o segway, aquela geringonça utilizada no policiamento interno de shopping centers. A nova onda de transportes para quem curte radicalizar, e não poluir o meio ambiente, se chama solowheel e é melhor do que seu “concorrente” em muitos quesitos.

Para começar do tamanho. Enquanto um segway desligado é pesado e não se encaixa em todos os porta-malas dos carros, o solowheel é do tamanho de uma bolsa e pode ser levado confortavelmente na mão ou em uma mochila, inclusive dentro de ônibus e metrô.

Outro detalhe interessante é que este moderno veículo urbano movido a uma potente bateria recarregável de fosfato de ferro-lítio oferece potência suficiente para se atingir até 15 km/h e tem uma autonomia de até 30 km de distância. O suficiente para ir para casa, para o trabalho e ainda deixar as pessoas na rua curiosas sobre a invenção.

Assim como o segway, o solowheel também é baseado em giroscópios, que fazem com que se acelere, reduza a velocidade, faça curvas e ande em qualquer direção, sem usar as mãos.

O invento já está à venda nos Estados Unidos a partir de US$ 1.600 (cerca de R$ 4 mil), o que pode em breve popularizar a novidade.