Topo

Tony Hawk e Moby testam skate voador em vídeo na internet

Paulo Anshowinhas

Do UOL, em São Paulo

05/03/2014 06h00

Imagine a cena. Um legítimo DeLorean, aquele da trilogia De Volta Para o Futuro, circulando por uma rua da Califórnia nos dias de hoje. Quando você menos espera, desce Christopher Lloyd, ele mesmo, o eterno Dr. Emmett Brown. Debaixo do braço, uma novidade: um hoverboard, aquele skate que flutua no ar. E, para deixar a trama ainda mais realista, depoimentos e performances de astros, como Tony Hawk (skate), Moby (música eletrônica), Schoolboy Q (rap) e Terrel Owens (futebol americano).

Foi exatamente o que aconteceu há alguns dias. Um vídeo está sendo divulgado na internet com a inovação, anunciado como real. A fabricante do skate voador é a desconhecida Huvr Corp e o vídeo cheio de estrelas foi feito para testar o produto, com lançamento prometido para dezembro – com direito a site próprio e contagem regressiva.

Tudo parece bom demais para ser verdade. E é mesmo. A primeira hipótese levantada foi de que se tratava de um viral para o lançamento de outro produto baseado no filme De Volta Para o Futuro II, o novo tênis da Nike que se amarra sozinho (igualzinho ao que Marty McFly usa no filme ao subir em seu hoverboard). Depois, disseram que poderia ser um teaser para um quarto filme da franquia De Volta Para o Futuro.

Nesta quarta-feira, o site norte-americano Mashable publicou uma história que parece mais próxima da verdade. O vídeo seria uma ação da Funny or Die, site de comédia norte-americano fundado pelo ator Will Ferrell que se transformou em um programa da HBO. Os vídeos são marcados pelo humor caustico e por aparições de personalidades conhecidas – daí Lloyd, Hawke, Moby... Quem revelou a trupe foi uma das figurinistas, que inseriu (e logo depois apagou) em seu currículo online a participação na ação.

Pode ser "mentirinha", mas ainda assim vale a pena assistir ao vídeo. A atuação das celebridades é impagável, principalmente a de Christopher Lloyd. E quem "testou" o skate voador garante ter se divertido.

"Eu não posso acreditar que isso é tão macio. Não sei como funciona, mas é exatamente com no filme", diz Tony Hawk, que além de ser o primeiro a abrir a "novidade", também aparece "voando" a bordo do Huvr. Todos que usaram o produto, aliás, aparecem com um claro volume na nuca. Ninguém falou sobre o assunto, mas não é preciso pensar muito para deduzir que é de lá que saíram os cabos que garantiram a levitação – mas que não aparecem no vídeo.

"É algo sem precedentes, e eu não consigo entender como é possível toda essa tecnologia", afirma o produtor e ídolo da música eletrônica Moby. Outro a dar um depoimento é o astro do futebol americano Terrell Owens, que disse sentir "que estava fora desse mundo por um segundo", após experimentar a sensação de flutuar. O rapper Schoolboy Q, por sua vez, disse que foi cético quanto a acreditar na possibilidade de um hoverboard planando. Mas mudou de ideia depois de tentar. "É algo muito louco, sem dúvida", repetiu.

A reportagem do UOL Esporte tentou entrar em contato com a Huvr Corp para entender como a prancha usa os campos eletromagnéticos para planar, mas até o momento não houve retorno. Com dois relógios de tempo no site da empresa, um com a data de Março deste ano e outra de Dezembro (como tempo de chegada ao destino), fica a curiosidade no ar: qual o objetivo do Huvr?