Topo

Tecnologia faz tubarões "tuitarem" para alertar banhistas na Austrália

Austrália adota medidas polêmicas para evitar ataques de tubarão - White Shark Diving Company
Austrália adota medidas polêmicas para evitar ataques de tubarão Imagem: White Shark Diving Company

Paulo Anshowinhas

Do UOL, em São Paulo

07/04/2014 06h00

A notícia pode parecer brincadeira, mas não é. O governo do oeste australiano está fazendo os tubarões usarem o Twitter para avisar os surfistas e banhistas que estão se aproximando das praias. O projeto consiste em acoplar equipamentos em mais de 300 tubarões. Quando os animais se aproximam da praia, um sinal eletrônico é enviado a um computador, que publica um twit de alerta na página dos Salva Vidas locais.

O perfil @SLSWA tem mais de 32 mil seguidores no Twitter. Quando um tubarão é detectado, é publicado um post com o tamanho, a raça e o local aproximado de onde está o animal.

Essa é mais uma medida do governo australiano para tentar diminuir o ataque de tubarões no oeste do país. Outra medida é uma polêmica lei que permite a matança dos animais. Essa lei gerou uma declaração controversa do surfista Kelly Slater, que no mês passado declarou que seria "uma honra" morrer devorado por um tubarão.

Apesar da preocupação das autoridades, o Zoológico de Taronga, em Sydney sugere que os australianos têm uma em 3.362 chances de se afogar nessas praias, enquanto a estimativa é de uma em 292.525 chances de ser morto por um tubarão em sua vida inteira.