Topo

Estilingue e gangorra viram esportes radicais em vídeos de sucesso na web

Paulo Anshowinhas

Do UOL, em São Paulo

12/04/2014 06h00

Sem diálogos, sem barreiras de linguagem, apenas imagens de alto impacto com pessoas se divertindo. Essa é a fórmula escolhida pelo diretor Devin Graham para conseguir criar vídeos com milhões de visualizações na internet. No mais recente, um comercial para a marca de refrigerante Mountain Dew, Graham repete a fórmula, mostrando a euforia e a diversão de jovens em um brinquedo no formato de “estilingue humano”, onde pessoas são catapultadas a partir do chão.

“Os melhores vídeos são exatamente aqueles que  mostram as pessoas se divertindo ao máximo com os amigos”, diz Graham em entrevista para a revista americana de tecnologia Wired. E ele está certo. Nessa produção ele utiliza um jipe para esticar os elásticos (que levam pessoas de carona) e soltam o cabo, levando esses jovens a grandes alturas. Alguns deles se atrevem a (tentar) comer pizzas durante o trajeto, e outros a tomar refrigerante, com reações engraçadas.

Conhecido na internet pelo apelido de Devin Supertramp, esse americano de Provo, no Utah, vive da produção de vídeos virais para web, e faz comerciais de sucesso para o governo americano e para marcas de refrigerantes. Especializado em esportes radicais, os filmes de Graham têm dado resultados, tanto que três dessas produções passaram de 10 milhões de visualizações no Youtube.

Uma delas, o Trike Drifting (de triciclos derrapantes), rendeu mais de 14 milhões de visitas à sua página, enquanto a da Balança de Corda Mais Longa do Mundo, atingiu 20 milhões de views. E a grande campeã continua sendo a de um passeio pela cidade de um praticante de parkour ao estilo do game Assassins Creed, com a incrível marca de 34 milhões de visualizações.