Topo

Você passa de 250 km/h com seu carro? Um italiano fez usando apenas esquis

Paulo Anshowinhas

Do UOL, em São Paulo

16/04/2014 06h00

Quem é o homem mais rápido do mundo? Se você respondeu Usain Bolt, errou completamente. O jamaicano é o mais veloz na corrida, mas não chega nem perto da velocidade atingida pelo italiano Simone Origone. O esquiador de 34 anos quebrou o recorde mundial de velocidade com esquis ao chegar a 252,454 km/h em uma descida nos Alpes Franceses. 

“Eu já estou me preparando para o próximo recorde mundial, no próximo ano, neste mesmo local”, disse o campeão à rede de televisão CNN após bater a marca. “Se as condições forem perfeitas – temperatura, vento e neve – eu posso atingir 254, ou 255 km/h”, afirmou o esquiador, que comemorou a marca com o gesto característico de Bolt, um raio com os braços.

Como base de comparação, Bolt atinge cerca de 45 km/h como velocidade máxima em suas provas de 100 m rasos.

Nascido em 1979, na charmosa cidade italiana de Aosta, Simone vem de uma família que tem o esqui no sangue. Seu irmão mais novo, Ivan, de 27 anos, é também um dos mais velozes esquiadores do mundo e já bateu um recorde pessoal de 250,7 em 2006, mesmo ano que Simone bateu sua primeira marca mundial ao chegar a 251,4 km/h.

Simone aprendeu a esquiar com três anos de idade, puxado pelo pai, um técnico experiente, que tinha a determinação de ver os filhos no ponto mais alto do pódio. Além do “empurrão” familiar, a vida de Simone é de total dedicação ao esporte, o que significa ficar horas na ginástica e nas montanhas para aprimorar sua técnica. Isso inclui ainda melhorar suas características aerodinâmicas no túnel de vento e manter o foco para não cometer erros. “Perder o foco por uma fração de segundo pode ser fatal nessas condições”, reflete.

“É impossível vencer uma corrida se você tem medo. Certamente minha mente e corpo irão me dizer pra não fazer isso. Mas para ser rápido, você precisa vencer essa barreira e se forçar para despencar. É uma sensação muito forte. Depois de cinco segundos você já está a 200 km/h em um declive completamente íngreme, e isso é surpreendente”, afirma.

Mas enquanto a próxima temporada não chega, não é difícil encontrar Simone pelos Alpes em seu trabalho diário, como instrutor de esqui, guia de montanha e salva vidas, de esquiadores iniciantes ou mesmo profissionais.