Topo

Arábia Saudita tem competição de troca de pneus com carros em movimento

Jovens sauditas trocam pneus de carro em movimento, em uma ação conhecida como sidewall skiing  - Mohamed Al Hwaity/Reuters - Mohamed Al Hwaity/Reuters
Jovens sauditas trocam pneus de carro em movimento
Imagem: Mohamed Al Hwaity/Reuters

Paulo Anshowinhas

Do UOL, em São Paulo

24/04/2014 06h00

Pode parecer brincadeira, mas a nova onda radical (e proibida) na Arábia Saudita é se equilibrar em grupo sobre um carro em duas rodas pelas rodovias do deserto. O objetivo: trocar os pneus que ficam suspensos enquanto o carro continua a rodar no seu trajeto.

O nome dessa mania (ou loucura) sobre quatro rodas (ou duas) se chama Sidewalk Skiing (ou esqui na calçada, em tradução livre) e tem contagiado a juventude árabe em razão de competições entre diferentes equipes de acrobatas automobilísticos.

Em entrevista para o canal inglês BBC, um desses motoristas, que atende pelo nome de Al-Mustaheel, confirma ser capitão da equipe Grupo Impossível e explica como realiza essas proezas com naturalidade. “Eu levanto o carro em duas rodas e dirijo do lado direito ou esquerdo. Eu faço um monte de movimentos acrobáticos, incluindo tirar os pneus para rodar na estrada enquanto dirijo em duas rodas pelo deserto, seja em carros grandes ou pequenos”, conta.

Em um desses momentos captados em vídeo, Al-Mustaheel carrega sete pessoas a bordo de um jipe Toyota LandCruiser, que abre as duas portas laterais, enquanto cada uma dessas pessoas fica do lado de fora do carro em movimento.

Enquanto “surfam” em cima do carro (que continua a se equilibrar sobre duas rodas), o mesmo grupo consegue a façanha de tirar (e recolocar) os dois pneus suspensos e ainda dançam sobre a lateral do veículo. Em outro vídeo, em uma avenida movimentada na cidade, uma dupla de jovens árabes também sai do carro em movimento, e faz “caminhadas” do lado externo do veículo, como se estivessem andando na mesma velocidade do automóvel mas em um estilo  “moon walk” de Michael Jackson.

Apesar das questões óbvias de segurança, um dos participantes da equipe Grupo Impossível, chamado Sahoot, tenta desconversar: “Ao contrário do que todos pensam, é possível que aconteçam alguns acidentes mesmo. O risco esta envolvido em tudo, mas não vejo muito perigo em esquiar na avenida”, afirma.