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Slater muda de marca depois de 23 anos e quer virar estilista de surfwear

Paulo Anshowinhas

Do UOL, em São Paulo

26/04/2014 06h00

Depois de 23 anos vestindo a mesma camisa, um dos maiores surfistas de todos os tempos  (onze vezes campeão mundial), o americano Kelly Slater, resolveu mudar de marca. Sai a Quiksilver, que estava com ele desde os 18 anos de idade, e entra no seu lugar o luxuoso grupo Kering, que ostenta marcas como Puma, Alexander McQueen e Bottega Veneta.

“A ideia é lançar uma marca que combine responsabilidade social, estilo e o amor por uma vida limpa”, atesta o anúncio na própria página de Kelly Slater.

As aspiração de Slater por ter sua própria marca não vêm de hoje. Em 2012, ele desenhou uma coleção de modernas peças de viagem chamada VSTR (lê-se visitor, ou visitante, em tradução livre), sob o guarda-chuva da mesma Quiksilver. A VSTR oferecia uma moda básica em camisetas, bermudas e crochês para homens com mais de 20 anos, com preços um pouco mais alto do que a faixa tradicional de surfwear, e vinha uma tarja preta bem pequena com o logo da nova marca.

A linha foi descontinuada um ano após o seu lançamento, dentro da nova estratégia da Quiksilver de corte de custos, o que talvez tenha levado Slater a saída do seu quase “eterno” patrocinador.

Slater, hoje com 42 anos, “normalmente não segue tendências”, diz Dave Rosenberger, executivo da marca Lost Enterprises, que trabalhou na mesma Quiksilver por 14 anos. “Ele sabe quem ele é, e como seu gosto não é algo pontual, ele pode muito bem usar hoje roupas que ele vestia em 1986 , sem nenhum problema. Slater tem a habilidade de preencher um nicho na indústria do surfe alimentada por uma galera que cresceu fora do eixo das marcas estabelecidas como as ditadas pela Billabong ou O’Neill. Algo mais outdoor, sustentável e com uma grande história por trás”, avalia Rosenberger.