Topo

Astro do surfe brasileiro protesta no Facebook por pranchas apreendidas

Surfista cobra Receita Federal por  travar suas pranchas ma alfândega - Reprodução/Facebook
Surfista cobra Receita Federal por travar suas pranchas ma alfândega Imagem: Reprodução/Facebook

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

05/05/2014 10h21

Adriano de Souza, mais conhecido como Mineirinho, fez um desabafo em sua página no Facebook nesta segunda-feira. O surfista cobra a Receita Federal do Rio de Janeiro por 'prender' suas pranchas e material de trabalho na alfândega do aeroporto do Galeão. Mineirinho é o atual sexto colocado no campeonato mundial de surfe e é o segundo melhor brasileiro na modalidade, perdendo apenas para o líder do campeonato Gabriel Medina. Em 2012 ele viveu situação semelhante, com um troféu retido.

O atleta relata que seu 'video maker'  foi impedido de deixar o aeroporto com o capão das pranchas, mesmo depois de mostrar vídeos e fotos provando que o material era utilizado pelo surfista. "Até quando isso vai acontecer? Eu estou representando o país de vocês, represento o Brasil. Por que isso??????", desabafou (leia a íntegra abaixo). Ele ainda reclama de ter seus treinamentos prejudicados pela falta de equipamento e pede a ajuda dos fãs e colegas de profissão para divulgar a mensagem e tentar recuperar suas pranchas.

Em quatro horas de publicação, o post dele no Facebook teve 12 mil compartilhamentos e quase 20 mil curtidas.

Ao UOL Esporte, Mineirinho explicou que já estava no Brasil e que sua equipe trouxe parte do equipamento. Na hora de pegar a bagagem, o video maker foi impedido. 

“Eu lamento muito o que aconteceu, porque já não é a primeira vez, teve o outro caso em que meu troféu ficou retido. Mas vou pessoalmente resolver este problema hoje", disse o surfista.

Mineirinho fez seu apelo, mas quer tentar solucionar brevemente o caso, para que isso não atrapalhe sua performance no mar. "Eu quero focar na competição, não quero que o foco seja desviado para treinar. Só quero recuperar as pranchas, treinar logo e me preparar para competir”, disse o surfista.

A próxima etapa do Mundial de surfe será disputada no Rio de Janeiro a partir do próximo dia 7 de maio até o dia 18, o que revolta ainda mais o atleta, já que governo e prefeitura do Rio ajudam na organização da competição.

Esta não é a primeira vez que Mineirinho reclama de ter seus bens apreendidos pela Receita Federal. Em novembro de 2012, o surfista teve um troféu conquistado na etapa da África do Sul da WQS, uma espécie de divisão de acesso do surfe mundial, retido pela Receita. Na ocasião, ele fez um apelo à presidente Dilma Rousseff para recuperar o prêmio, também no Facebook. Desta vez, para não desviar o foco da competição, ele não apelará a Dilma.

Confira a íntegra do protesto de Mineirinho abaixo:

Fala pessoal,

Estou super triste em anunciar uma notícia dessa NOVAMENTE, mas hoje segunda-feira, vou ter que parar de treinar aqui no campeonato na Barra para correr atrás da Receita Federal do RJ (Aeroporto Internacional Galeão Antonio Carlos Jobim - Rio de Janeiro), pelo fato da receita ter travado meu capão de pranchas na alfândega.

Meu Video Maker trouxe esse capão de Bells Beach (Austrália) para o Brasil (Rio de Janeiro), e chegando aqui foi impedido de sair com ele do aeroporto. Falou que as pranchas eram minhas, mostrou fotos, vídeos, o meu nome que tem escrito atrás das pranchas e o melhor de tudo… tinha também minha lycra do campeonato de Bells estampada com meu nome, mas mesmo assim não adiantou, parece que fizeram questão de travar meu equipamento de trabalho que é essencial e esta fazendo uma falta absurda para os meus treinamentos aqui no Rio de Janeiro. Até quando isso vai acontecer? Eu estou representando o país de vocês, REPRESENTO O BRASIL!!! Por que isso??????
E o melhor de tudo também, é que a Prefeitura e o Governo do Rio de Janeiro estão fazendo o campeonato e isso ainda acontece…

Peço a ajuda de vocês galera! Compartilhem essa imagem para me ajudar no caso.

Agradecimentos especiais a RECEITA por me complicar na competição.
#Fui