Topo

Vice do Google salta da estratosfera e quebra recorde mundial; veja

Do UOL, em São Paulo

26/10/2014 12h06

Alan Eustace quebrou o recorde mundial de queda livre na última sexta-feira. Aos 57 anos, o vice-presidente sênior do Google saltou de uma altura de 41.419 metros e superou a marca de Felix Baumgartner – e sem a mesma divulgação vista em torno do austríaco.

Para conseguir o feito, Eustace precisou de um balão especial, com 35 mil metros cúbicos de hélio. O executivo também usou uma roupa especial de fibra de carbono feita especificamente para este salto.

O executivo superou em cerca de dois quilômetros a marca anterior, estabelecida por Baumgartner em 14 de outubro de 2012. Eustace não contou com qualquer ajuda da empresa na qual trabalha. O projeto foi financiado com recursos próprios e levou três anos para ser concluído.

Eustace partiu da base de Roswell (EUA), em um voo que durou cerca de duas horas. Ao atingir uma altura pouco superior a 41km, ele iniciou a queda livre. Foram aproximadamente 15 minutos (durante os quais ultrapassou a barreira do som) até o executivo abrir seu paraquedas e tocar o solo de forma tranquila.

“Foi incrível, lindo. Você podia ver a escuridão do espaço e as camadas da atmosfera, algo que nunca havia visto antes”, disse Eustace em entrevista ao jornal norte-americano The New York Times.