Topo

Atleta faz história ao escalar cachoeira congelada nas Cataratas do Niágara

Do UOL, em São Paulo

30/01/2015 16h43

O escalador profissional Will Gadd entrou para a história ao escalar, nesta quinta-feira (29), uma das cascatas congeladas nas Cataratas do Niágara. Para atingir o feito inédito, o atleta encarou o frio que tem castigado o continente norte-americano nos últimos dias e o mais de 40 metros de altura da queda d´agua, que possuem vazão de 150 mil toneladas por minuto. Apesar de desafiadora, a tarefa foi concluída em cerca de uma hora.

Segundo Gadd, ele passou um período apenas viajando pelo mundo para encontrar quais seriam as escaladas mais desafiadoras, e as Cataratas do Niágara sempre foram uma meta por ser um símbolo dos Estados Unidos e, acima de tudo, um lugar considerado impossível de se escalar. “Tinha muita coisa acontecendo na parede. A espessura do gelo varia de alguns centímetros para três metros, então cada movimento era diferente. Tinha muita coisa para se levar em consideração, isso com uma das quedas d´água mais poderosas do planeta acima de mim.”
 
A afirmação feita por Gadd pode ser conferida em números: são 150 mil toneladas de água despencando a cada minuto a uma velocidade de 110 quilômetros por hora. Para se ter ideia, o impacto da água na base das Cataratas é equivalente a quatro mil caminhões caindo no chão ao mesmo tempo. "A quantidade de água que cai faz o chão tremer e faz com que as plataformas de gelo e a parede como um todo fiquem instáveis e imprevisíveis. É um ambiente bastante hostil", conclui Gadd.
 
Para realizar a escalada, que foi feita na companhia de Sarah Hueniken, Gadd estudou o local durante meses e teve apoio das autoridades locais, que autorizaram a realização do evento. Com o feito desta quinta-feira, o americano aumenta suas conquistas recentes. Em 2014, o escalador foi nomeado um dos Aventureiros do ano pela National Geographic, além de ter escalado a geleira do Monte Kilimanjaro, na Tânzania.