Aposentado, Phelps vira golfista e encara maratona de viagens por segurança na água

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Júlio César Guimarães/UOL

    Michael Phelps posa para foto com crianças do Complexo do Alemão, Rio de Janeiro

    Michael Phelps posa para foto com crianças do Complexo do Alemão, Rio de Janeiro

O maior medalhista da história das Olimpíadas, Michael Phelps, encerra nesta quarta-feira a sua primeira viagem ao Brasil. Trazido ao país por um de seus patrocinadores, o ex-nadador, dono de 22 medalhas olímpicas, cumpriu aqui mais um compromisso da  "vida muito louca" que ele tem levado desde que abandonou as piscinas, após a Olimpíada de Londres.

Aposentado há cerca de três meses, Phelps tem rodado o mundo em viagens. Hora promovendo a natação e a segurança de pessoas dentro d'água, hora jogando golfe, Phelps admite que deixar as competições não lhe trouxe muita tranquilidade.

"Minha vida está muito louca. Estou sempre muito ocupado, entrando e saindo de hotéis, viajando o mundo", disse ele, em visita à Vila Olímpica do Complexo do Alemão na terça-feira. "Minha aposentadoria está ok, mas tenho viajado muito", completou.

A maior parte das viagens de Phelps está relacionada ao trabalho que ele desenvolve em sua fundação. A Michael Phelps Foundation foi criada em 2008 e tem por objetivo principal motivar crianças a praticar esportes e garantir que elas estejam a salvo quando entrarem numa piscina, rio ou mar.

"Eu sou movido a sonhos. Acredito que tudo o que você quer realmente fazer você pode fazer. É isso o que eu quero fazer agora", disse Phelps, sobre o seu trabalho social. "Quero promover a vida saudável e a segurança de pessoas na água."

A fundação de Phelps tem um programa de treinamento que visa à segurança em piscinas. O programa ensina pessoas a nadar. Depois, as incentiva a assumir a natação como uma atividade para levarem uma vida mais saudável.

Já nos intervalos entre um compromisso e outro da fundação, Phelps joga golfe. Há uma semana, chegou a ir à China para participar de um torneio com outras celebridades, entre elas o ex-jogador Ronaldo.

Phelps disse que leva a sério seu novo esporte e treina com um dos melhores técnicos do mundo. No entanto, afirmou que seus objetivos no golfe são bem mais modestos do que os da piscina.

"Eu só quero ganhar de meus amigos", afirmou. "Eu gosto de estar com meus amigos, mas sou muito competitivo. Dentro de um ano, espero poder vencê-los no golfe."

Michael Phelps
Michael Phelps

UOL Cursos Online

Todos os cursos