Rio-2016 aumenta indefinições durante visita do COI e tem cinco esportes "desabrigados"

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Divulgação

    Representantes do COI visitam Maracanã acompanhados de Carlos Nuzman, da Rio-2016

    Representantes do COI visitam Maracanã acompanhados de Carlos Nuzman, da Rio-2016

A Comissão de Coordenação do COI (Comitê Olímpico Internacional) para os Jogos de 2016 chegou ao Rio de Janeiro na segunda-feira para, entre outras coisas, ajudar na definição dos locais de competição de quatro modalidades olímpicas. Mas, nesta quarta-feira, os membros do comitê encerram sua visita ao Rio e a cidade, em vez de quatro, tem agora cinco esportes sem sede definida para os Jogos Olímpicos.

Segundo o diretor geral do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio-2016, Sidney Levy, o prazo para a definição da sede de todas as modalidades da Olimpíada de 2016 terminou no final de 2012. No entanto, até o início de fevereiro, o comitê ainda discutia com federações internacionais os locais de competição do hóquei na grama, rúgbi de sete, saltos ornamentais e esgrima.

A discussão sobre a sede de um desses esportes acabou acarretando em uma indefinição sobre outra modalidade. Com a possível transferência das provas de esgrima do Parque de Deodoro para o Parque Olímpico da Barra da Tijuca, pode ser que o basquete tenha que ceder sua arena por uns dias e acabe tendo partidas também em Deodoro.

"A Fiba [Federação Internacional de Basquete] sugeriu que façamos alguns jogos da fase eliminatória em Deodoro porque a demanda de jogos no Parque Olímpico pode ser muito grande", afirmou o secretário nacional de Esportes de Alto Rendimento, Ricardo Leyser, que é um dos representantes do governo federal nas reuniões com o COI. "Estamos avaliando."

SAIBA QUAIS SÃO OS ESPORTES QUE AINDA NÃO TÊM SEDE NA RIO-2016

Modalidade Entenda as dúvidas sobre a sede do esporte
Hóquei na grama As partidas seriam realizadas no Parque de Deodoro. A federação do esporte, porém, quer que a modalidade vá para o Parque Olímpico da Barra da Tijuca. Os organizadores da Rio-2016 insistem que o esporte fique em Deodoro
Rúgbi de sete O estádio de São Januário seria sede do esporte. O Vasco da Gama, porém, não apresentou as garantias de que reformaria o local. O Engenhão está sendo cogitado para receber a modalidade. O prefeito Eduardo Paes, no entanto, já declarou que quer levar o esporte para o estádio de Moça Bonita, em Bangu
Saltos Ornamentais A modalidade ficaria no Parque Aquático Maria Lenk, construído para o Pan-2007, junto com o pólo aquático. A federação de natação quer uma arena só para os saltos. O Rio-2016 estuda construir uma arena temporária no Forte de Copacabana para a modalidade
Basquete O esporte será sediado por uma das arenas que serão construídas no Parque Olímpico da Barra da Tijuca. A federação internacional teme que uma única arena não seja suficiente. Por isso, algumas partidas podem ser transferidas para Deodoro
Esgrima A esgrima também quer sair de Deodoro e ir para o Parque Olímpico da Barra da Tijuca. Aproveitando que o basquete pode ter duas sedes, o esporte pode usar tempo ocioso da arena da modalidade para realizar na Barra da Tijuca as suas competições

Caso a ideia seja levada à frente, o basquete teria jogos no Parque Olímpico e em Deodoro. Contudo, sua sede principal ainda seria no Parque Olímpico da Barra.

Já nos horários em que não haveria jogos de basquete, poderia ser realizada a esgrima. "Existe essa flexibilidade. Um hall [arena] não precisa receber só um esporte", complementou a presidente da EOM (Empresa Olímpica Municipal), Maria Silvia Marques, a responsável pelos gastos da Prefeitura do Rio de Janeiro com a Olimpíada de 2016.

Os saltos ornamentais também são um esporte que não têm local definido na Rio-2016. Inicialmente, a modalidade seria sediada pelo Parque Aquático Maria Lenk, construído para os Jogos Pan-Americanos de 2007, junto com o pólo aquático. A Fina (Federação Internacional de Natação), porém, acha que o espaço não comporta as duas modalidades. Por isso, está sendo discutida a construção de uma arena temporária no Forte de Copacabana para abrigar somente as provas de salto.

Rúgbi e hóquei são as outras modalidades sem definição. O primeiro aconteceria em São Januário, mas pode ser levado para o estádio do Bangu, Moça Bonita. Já o segundo já tem arena projetada para Deodoro. No entanto, a federação internacional insiste em levá-lo para o Parque Olímpico –ideia que é refutada pelo organizadores da Rio-2016. "No Parque Olímpico não vai ser", declarou a Maria Silvia.

Além desses cinco esportes, há pessoas ligadas ao governo que ainda têm dúvida de que o golfe possa ser sediado no terreno já anunciado pelo Comitê Rio-2016 devido a discussões sobre a propriedade da área. O comitê nega qualquer pendência relacionada ao assunto, por isso, oficialmente, a modalidade ainda tem uma sede definida, na Barra da Tijuca.

Mesmo com o problema do golfe resolvido, enquanto as decisões finais sobre os locais de competição dos outros cinco esportes não são tomadas, a organização da Olimpíada já acumula um atraso dois meses. Procurado para comentar o assunto, o Comitê Rio-2016 não se pronunciou.

UOL Cursos Online

Todos os cursos