Justiça cancela contrato e tira Marina da Glória de Eike Batista

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Divulgação/Grupo EBX

    Marina da Glória, no Rio, que tem projeto de alteração feito por empresa de Eike Batista

    Marina da Glória, no Rio, que tem projeto de alteração feito por empresa de Eike Batista

A Justiça Federal cancelou o contrato de concessão da Marina da Glória para uma das empresas do bilionário Eike Batista. De acordo com uma decisão liminar da 11ª vara federal do Rio, o espaço que sediará as competições de vela durante a Olimpíada de 2016 deve voltar ao controle da Prefeitura do Rio de Janeiro. Ainda cabe recurso.

A liminar invalidou a concessão da Marina feita 1996 para a EBTE (Empresa Brasileira de Terraplanagem e Engenharia). Essa empresa, mais tarde, foi comprada pela REX, de Eike Batista, que assumiu o controle da marina. O espeço deve ser revitalizado para a Rio-2016.

O cancelamento do contrato atendeu a um pedido de dez usuários do espaço, os quais buscaram à Justiça por acreditarem que a concessão da marina não mantém a finalidade original do local: a náutica. O juiz Vigdor Teitel concordou e suspendeu o contrato.

"O desvirtuamento da destinação natural da Marina foi demonstrado pelos autores populares, que apontam a realização no local de feiras de moda, exposição e venda de veículos automotivos, eventos de música e dança, exposições sobre estágios e carreiras, campeonato de carros com som de maior potência, bem como a instalação de escritório de empresa de serviços de praticagem de navios e utilização do local para fundeio de embarcações da referida empresa", declara o juiz.

A Marina da Glória está no centro de uma polêmica no Rio. Eike Batista pretende construir no local um centro de convenções. O projeto é contestado já que a marina é tombada pelo patrimônio histórico. 

TORBEN CRITICA PROJETO PARA A MARINA DA GLÓRIA

  • O bicampeão olímpico Torben Grael criticou projetos relacionados à Olimpíada de 2016 em curso no Rio de Janeiro. Meses depois apontar a ineficiência do programa de despoluição da Baia da Guanabara, o ex-velejador disse ser contrário ao projeto de modernização da Marina da Glória tocado pela REX, outra empresa do bilionário Eike Batista.

UOL Cursos Online

Todos os cursos