Consórcio anuncia retorno ao trabalho no Parque Olímpico da Rio-2016

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Júlio César Guimarães/UOL

O Consórcio Rio Mais, responsável pela obra do Parque Olímpico da Rio-2016, anunciou nesta quinta-feira a retomada dos trabalhos no local. Segundo o consórcio (formado por Odebrecht, Andrade Gutierrez e Carvalho Hosken), parte dos operários contratados para a construção da mais importante estrutura da Olimpíada de 2016 já está desempenhando suas atividades desde o início desta manhã.

Os operários do Parque Olímpico cruzaram os braços há exatamente duas semanas. Eles pararam o trabalho para reivindicar melhor remuneração e ainda a substituição do sindicato responsável pelas negociações entre empresas e trabalhadores. Atualmente, o Sintracost (Sindicato da Construção Leve) representa os operários. Eles querem ser representados pelo Sitraicp (Sindicato da Construção Pesada).

Operários e Rio Mais ainda não chegaram a um acordo sobre as demandas. O consórcio informou, porém, que está negociando com trabalhadores na Justiça. Uma das condições para que a discussão prossiga é a retomada dos trabalhos.

O Rio Mais informou também que o trabalho no Parque Olímpico não está a pleno vapor. Somente alguns funcionários voltaram ao trabalho. O consórcio disse que isso se deve a dificuldade de comunicação com todos os funcionários. Na semana que vem, após o feriado de Páscoa, o grupo de empresas espera que o trabalho retome seu ritmo normal.

Procurados pelo UOL Esporte, alguns operários do Parque Olímpico confirmaram que trabalhadores já estão retomando seus postos no canteiro de obras, mas divergiram sobre a retomada das atividades. Gerson do Nascimento de Almeida, ajudante de obra, disse que volta deles não significa que eles estão trabalhando. "O pessoal entrou, mas nem todo mundo está trabalhando."

"Não acredito que o COI tire os Jogos do Rio", diz PVC

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos