Se independente, Escócia teria seis ouros em 2012. Três a mais que o Brasil

Daniel Brito

Do UOL, de São Paulo

  • Matt Rourke/AP

    Ciclista Chris Hoy (à dir.) mostra o ouro conquistado na prova de sprint em Londres-2012

    Ciclista Chris Hoy (à dir.) mostra o ouro conquistado na prova de sprint em Londres-2012

Atletas da Escócia conquistaram mais medalhas de ouro nos Jogos de Londres-2012 do que o Brasil. O país do norte da ilha da Inglaterra decide nesta quinta-feira, 18, em plebiscito, se declarará independência do Reino Unido, numa união que já dura há 307 anos. Seus representantes olímpicos subiram ao pódio por 11 vezes, mas em mais da metade delas figuraram no ponto mais alto (seis ouros).

A delegação brasileira terminou com apenas três ouros entre as 17 medalhas conquistadas. O Brasil foi a Londres com 259 competidores, enquanto que os escoceses compuseram a delegação do chamado GB Team, nome do time olímpico britânico, com 54 representantes.

Scott Brash, do hipismo; Timothy Billie, da canoagem; Katherine Grainger, do remo; Andy Murray, do tênis, e o ciclista Chris Hoy (duas vezes) chegaram ao topo do pódio pelo GB Team em 2012. Duas das quais em provas individuais: Hoy na prova keirin do ciclismo e Murray, no torneio de simples.

No quadro geral de medalhas, levando em consideração o total de ouros, a Escócia figuraria na 15ª posição, no pelotão intermediário, à frente de países tradicionais nos Jogos Olímpicos, como Cuba, Espanha e Jamaica. O Brasil foi 22º.
Não fosse pelos atletas da Escócia, o GB Team não teria alcançado o inédito terceiro lugar no quadro de medalhas na capital inglesa. Das 29 vezes que os anfitriões ocuparam o ponto mais alto do pódio há dois anos, em seis delas havia um representante do país do norte da ilha da Rainha.

Sem os escoceses em 2012, o GB Team teriam 23 ouros olímpicos, um a menos que a Rússia. Cairia, assim, para a quarta posição no quadro e provavelmente desencadearia uma crise, dado que foi esse posto alcançado pelos britânicos quatro anos antes, em Pequim-2008, com um investimento financeiro muito menor do que o que foi feito para disputar os Jogos em casa.

A maior perda para o time britânico em termos olímpicos viria no ciclismo de pista. O atleta que mais vezes levou a bandeira do reino ao topo do pódio olímpico é nascido e forjado em solo escocês. O ciclista Chris Hoy é dono de seis ouros e uma prata em quatro participações desde Sydney-2000 até Londres-2012.

A relação esportiva entrea Escócia e o Reino Unido foi motivo de piada em 2012 em razão do desempenho do tenista escocês Andy Murray. Tido como um jogador acostumado a falhar em momentos decisivos e reiteradas vezes chamado "apenas" de escocês, foi "abraçado" pelos ingleses na grama de Wimbledon após faturar o inédito ouro olímpico sobre Roger Federer em 2012. Depois disso, a imprensa da Inglaterra passou a usar com maior frequência o termo "britânico" para designar a nacionalidade de Murray.

Apesar da fina ironia inglesa, o tenista é contrário à independência da Escócia. "Tenho muito orgulho de ser escocês. Assim como tenho muito orgulho de ser britânico. Não há contradição nisso", defendeu.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos