Eleições viram assunto e mudam visita de membros do COI ao Rio

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Marcelo Camargo/Agência Brasil

    Reta final das eleições influencia no planejamento do COI

    Reta final das eleições influencia no planejamento do COI

A reta final das eleições presidenciais e para o governo do Rio de Janeiro acabou influenciando também a visita de membros do COI (Comitê Olímpico Internacional) à capital fluminense. A corrida eleitoral virou assunto de reuniões realizadas com membros do comitê nesta segunda-feira e mudou até a agenda dos dirigentes no Rio de Janeiro.

A mudança ocorreu porque a presidente Dilma Rousseff (PT), que concorre à reeleição, resolveu acompanhar os membros do COI em uma inspeção às obras do Parque Olímpico do Rio programada para terça-feira, cinco dias antes do primeiro turno. A presidente nunca participou de uma inspeção como esta. Sua equipe comunicou nesta segunda aos organizadores da Olimpíada que ela vem ao Rio.

Por causa da decisão de Dilma, a agenda de reunião do Comitê de Coordenação do COI para os Jogos de 2016 mudou. Eventos inicialmente programados para esta segunda foram transferidos para terça, data da chegada de Dilma. A visita às obras também teve seu horário alterado para que a presidente possa acompanha-la.

Também por causa da eleição, o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB), não pôde participar de nenhuma reunião com membros do COI nesta segunda. O secretário estadual da Casa Civil, Leonardo Espínola, o representou nos encontros. Ele mesmo disse que Pezão não pôde encontrar-se com os membros do COI por causa da eleição.

"O governador enviou suas desculpas porque realmente não pôde vir", disse Espínola, a jornalistas. "Ele está na reta final de uma campanha. Expliquei isso a eles [os membros do COI]."

Interesse do COI

As visitas do COI ao Rio de Janeiro ocorrem de seis em seis meses. A cada viagem, os representantes do comitê sempre pedem um panorama geral sobre a situação das obras e do país, como um todo. Nesta segunda-feira, eles também solicitaram informações sobre a corrida eleitoral. Não demonstraram qualquer preocupação com o resultado do pleito.

O prefeito Eduardo Paes (PMDB), que esteve na reunião, disse a membros do COI que Dilma e Pezão sairão vitoriosos. Ele apoia ambos. Afirmou inclusive que a vitória de seus aliados será benéfica para os Jogos.

"Não deixei de falar que o Pezão e a Dilma vão estar no segundo turno e vão ganhar as eleições", declarou Paes a jornalistas, após o primeiro dia de reuniões. "Isso é uma tranquilidade para a Olimpíada porque são dois governos que já conhecem os Jogos. Mas isso é uma opinião minha."

Membros do COI ficam no Rio de Janeiro até quarta-feira. 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos