Topo

Adolescente some no mar durante competição de salva-vidas na Austrália

Buscas por adolescente desaparecido no mar mobilizam praia australiana de Kurrawa - Reprodução de TV/GoldCoast.com
Buscas por adolescente desaparecido no mar mobilizam praia australiana de Kurrawa Imagem: Reprodução de TV/GoldCoast.com

Do UOL, em São Paulo

28/03/2012 09h32

Um adolescente de 15 anos desapareceu no mar da praia de Kurrawa, na Gold Coast australiana, enquanto participava de uma competição com prancha de salvamento durante o campeonato nacional de surf salva-vidas. No início da noite desta quarta-feira no horário australiano, as buscas foram suspensas e serão retomadas pela manhã.

Matthew Barclay, de 15 anos, era um surfista promissor do clube de salva-vidas de Maroochydore, e foi campeão de competições juvenis de salvamento. Ele desapareceu durante a tarde e, depois que sua prancha foi encontrada na costa, três helicópteros da polícia se juntaram aos cerca de 200 salva-vidas presentes no evento na busca ao garoto.

O mutirão procurou Matthew por uma faixa de 1,5 km ao sul da praia de Kurrawa. Ele usava uma roupa de lycra fluorescente, obrigatória desde que outro jovem morreu na mesma praia em 2010. Também durante uma competição de salvamento, o surfista Saxon Bird, de 19 anos, morreu afogado em Kurrawa há dois anos.

O presidente da associação de salva-vidas da Austrália, Brett Williamson, anunciou que a competição está suspensa até que haja novidades sdobre o desaparecimento do rapaz. Antes, devido às condições perigosas na praia de Kurrawa, o torneio de bote de salvamento já havia sido transferido para a praia de Coomera Lake.

O campeonato de salva-vidas é uma tradição na Austrália, berço do movimento voluntário denominado “surf lifesaving”, que se organizou em clubes ao longo de toda a costa e realiza torneios todos os anos, com a participação de competidores de todas as idades.