Topo

Site mexicano publica fotos do acidente de surfista brasileiro em onda gigante

Aldemir Calunga é lançado para o alto após pegar um tubo em onda gigante no México - Angel Salinas/Centralsurf.tv
Aldemir Calunga é lançado para o alto após pegar um tubo em onda gigante no México Imagem: Angel Salinas/Centralsurf.tv

Do UOL, em São Paulo*

04/09/2012 13h13

O site mexicano Centralsurf.tv publicou a sequência de imagens do acidente sofrido pelo surfista potiguar Aldemir Calunga, que teve o rosto perfurado pela própria prancha e sofreu uma parada cardiorrespiratória após cair em uma onda gigante na praia de Zicatela, em Puerto Escondido, no último domingo.

O surfista mexicano Angel Salinas, local de Puerto Escondido, registrou a onda surfada por Calunga e o momento em que ele é resgatado após sofrer o acidente, e publicou em seu site. Clique aqui para ver a sequência completa das imagens.

O surfista potiguar respondeu bem à operação de retirada de areia dos pulmões realizada na noite de segunda-feira. Logo após o procedimento de broncoendoscopia, Calunga chegou a ficar febril, mas os médicos informaram que sua temperatura já voltou ao normal.

O surfista continua inconsciente na UTI, mas já parou de ser sedado e pode despertar do coma induzido a qualquer momento. O empresário Petrônio Tavares, que está acompanhando o surfista no hospital Dalinde, na Cidade do México, conversou com o médico na tarde desta terça e publicou em seu Facebook a última atualização sobre o estado de Aldemir Calunga.

BOMBEIRO RELATA AJUDA

Marcos Monteiro, um bombeiro de Saquarema, ajudou no resgate do surfista brasileiro.

"O quadro continua o mesmo, sem febre, urinando um pouco mais que ontem, cada vez menos sedativos, estável. É aguardar os efeitos dos sedativos passarem totalmente. O médico fala que ele tem um corpo forte e que tenhamos muita fé. Cabe a nós esperar orando para que nosso grande amigo desperte", escreveu Petrônio.

*Atualizada às 14h55