Topo

Surfista aguarda perícia para confirmar recorde de onda gigante; especialistas falam em 34 m

Surfista norte-americano Garret McNamara desceu onda gigantesca em Portugal - Nazaré Qualifica/Divulgação
Surfista norte-americano Garret McNamara desceu onda gigantesca em Portugal Imagem: Nazaré Qualifica/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

30/01/2013 11h20

O surfista norte-americano Garrett McNamara surfou uma onda de aproximadamente 30 metros na última segunda-feira na cidade portuguesa de Nazaré e pode ter batido o seu próprio recorde de maior onda surfada. No mesmo local, em 2011, ele dropou de uma altura de 23,7 metros.

Com base na imagem registrada pelo fotógrafo Tó Mané, especialistas da Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa usaram a prancha de McNamara como referência e calcularam a altura de 34 metros para a onda surfada na última segunda.

VEJA IMAGENS DAS ONDAS SURFADAS POR MCNAMARA EM NAZARÉ

Peritos norte-americanos ainda analisam o tamanho exato da onda. Só depois que a altura for confirmada que o Livro dos Recordes poderá atualizar o feito de McNamara.

Em entrevista ao jornal português Correio da Manhã, McNamara disse que não tem ideia da altura exata da onda, limitando-se a dizer que ela era “muito diferente” da que surfou em 2011, descrevendo-a como “mais larga”.

“Não é importante o tamanho da onda. Faço surf porque adoro e partilho o que sei fazer”, comentou McNamara, que destacou a ajuda dos colegas Kealii Mamala, Kamaki Worthington e Hugo Vau: “Sem eles, poderia ter ido parar nas rochas”.

Uma onda de 30 metros é equivalente à altura da estátua do Cristo Redentor sem o pedestal. Formações desse tamanho ocorrem na praia portuguesa devido à existência do maior vale submarino da Europa, conhecido como “Canhão de Nazaré”.