Topo

Mineirinho vence e é o 1º brasileiro a conquistar a etapa de surfe de Bells Beach

Mineirinho se empolgou na comemoração do título da etapa de Bells Beach e quebrou o sino do troféu  - ASP/Kirstin
Mineirinho se empolgou na comemoração do título da etapa de Bells Beach e quebrou o sino do troféu Imagem: ASP/Kirstin

Do UOL, em São Paulo

02/04/2013 08h29

Adriano de Souza, o Mineirinho, fez bonito na noite desta segunda-feira na Austrália a vencer a etapa de Bells Beach e se tornar o primeiro surfista sul-americano a se sagrar campeão de uma das provas mais tradicionais do Circuito Mundial.

Na final, Mineirinho derrotou o americano Nat Young, com 16,26 contra 15,83 do adversário. A conquista elevou o brasileiro para a quarta colocação no ranking mundial, atrás apenas de Kelly Slater, Mick Fanning e Taj Burrow.

“Este é o evento mais importante para mim. Caras como Andy Irons, Kelly Slater, meu herói Mick Fanning, todos eles tocaram o sino. Tem sido um momento difícil para mim ultimamente. Eu comecei 2013 sem patrocinador pela primeira vez depois de muitos anos. Eu tenho que agradecer muita gente, mas tudo o que eu quero fazer agora é tocar o sino”, disse o brasileiro se referindo ao troféu da etapa, que tem um sino.

A próxima etapa do circuito será no Rio de Janeiro, a partir de 8 de maio. “Eu me sinto confortável em casa, mas também há uma pressão pela performance”, declarou.

Antes de bater Young na decisão, Mineirinho passou pelo australiano Mick Fanning e pelo sul-africano Jordy Smith. “Estou muito orgulhoso de mim durante toda a etapa”, comemorou Adriano de Souza.

O melhor surfista do Brasil já havia conquistado outros três títulos antes de Bells Beach. Em 2011 ele ganhou dois, em Portugal e no Rio de Janeiro, e em 2009 venceu em Mundaka, na Espanha.