Topo

Maya Gabeira sofre queda em onda gigante e quebra tornozelo em Portugal

Do UOL, em São Paulo

28/10/2013 09h33

A surfista Maya Gabeira, especialista em ondas gigantes, sofreu uma queda nesta manhã durante competição na praia de Nazaré, em Portugal, e teve de ser hospitalizada após ficar inconsciente. Gabeira acabou quebrando o tornozelo. A informação é do jornal Record, do país europeu.

Ela ficou submersa por alguns minutos e, depois, foi arrastada até a areia, onde foi reanimada. Levada para um hospital, Gabeira está em observação e não corre risco de morrer. Segundo ela, apenas o tornozelo ficou lesionado.

“Um tornozelo quebrado, mas nada a mais. Me recuperando bem. Continuem torcendo por favor. Logo mais eu estou de volta”, escreveu a surfista no Facebook, ao postar uma foto diretamente do hospital.

A surfista, de 26 anos, participava de um campeonato de ondas gigantes na praia que é famosa por produzir algumas das maiores formações do mundo. O acidente ocorreu em uma das maiores ondas que apareceram durante a manhã.

Segundo Carlos Burle, surfista brasileiro que também compete em Portugal, em entrevista ao SporTV, Maya não lembra do momento da queda. Ele foi um dos que ajudaram na retirada de Maya da água. "Foi uma situação muito complicada, porque o volume de água era muito grande. É das coisas que a gente espera que não aconteça com ninguém", afirmou.

Ela está em Portugal há duas semanas - em Nazaré, ocorre evento em que surfistas especialistas em ondas gigantes tentam bater o recorde mundial do americano Garrett McNamara, que surfou onda de 30 metros em 2013, também na praia de Nazaré.

Segundo a imprensa portuguesa, é possível que Burle, também nesta segunda-feira, tenha surfado uma onda maior que a de McNamara. A marca ainda está sendo analisada pela organização da competição.

No último dia 23, Gabeira já havia surfado boas ondas, com as quais já briga pelo título de 2013/2014 do Billabong XXL Global Big Wave Awards, espécie de “Oscar” das ondas gigantes.

Maya é o nome mais famoso entre os surfistas de ondas gigantes do Brasil. Ela é dona de cinco títulos do Billabong XXL Global Big Wave Awards, na categoria “Melhor Performance Feminina” – em 2007, 2008, 2009, 2010 e 2012.

Ela conheceu o surf de ondas gigantes quando morou na Austrália, ainda na adolescência. Também é conhecida por ter sido a primeira mulher a encarar e conseguir surfar no Mar do Alasca, conhecido por suas irregularidades.

Não foi o primeiro acidente de Maya. Em 2011, no Taiti, ela caiu durante uma manobra, foi atingida por várias ondas e também teve de ser resgatada.

Musas do Esporte – Maya Gabeira

  • Maya Gabeira poderia ter sido política ou jornalista, para citar duas carreiras em que o pai Fernando Gabeira se destacou, mas decidiu ir pelo caminho mais difícil e, principalmente, mais perigoso. Esta carioca nunca deu muita bola para a política, gostava mesmo era de praia e aos 17 anos quis se tornar surfista de ondas gigantes.