Topo

Brasileiro vence campeão mundial e conquista etapa da elite do surfe

Do UOL, em São Paulo

11/03/2014 09h37

O brasileiro Gabriel Medina, de 20 anos, faturou o título da primeira etapa do Circuito Mundial de Surfe (WCT), em Gold Coast, ao vencer o australiano Joel Parkinson na final. De quebra, levou uma premiação de 100 mil dólares para casa. Mesmo surfando em casa, o campeão mundial de 2012 não conseguiu evitar a virada de Medina, que tirou a diferença nas duas últimas ondas e venceu por 16,33 a 16,27 pontos.

"Foi inacreditável, mas acho que Deus estava do meu lado hoje aqui", disse Medina. "Estou muito feliz por começar o ano com vitória. Eu trabalhei muito duro para me recuperar da contusão que tive em dezembro para poder estar aqui. Eu tive baterias muito difíceis hoje e o Joel [Parkinson] é um surfista fantástico. Ele começou bem a bateria, mas tentei fazer o meu melhor e quase nem acredito que consegui vencer esse campeonato", concluiu o campeão.

Medina se tornou o primeiro brasileiro da história a vencer a etapa que abre o Circuito e é uma das grande promessas (também já uma realidade) do surfe atual.

Para chegar à final, Medina teve que derrotar o atual campeão mundial, Mick Fanning, duas vezes. Primeiro, ele venceu e o mandou para a repescagem e depois o eliminou definitivamente nas quartas de final. Na semi, ele passou por Taj Burrow por apenas três centésimos de diferença.

O norte-americano Kelly Slater, onze vezes campeão do WCT e talvez o maior nome da história do surfe, perdeu nas quartas de final para o brasileiro Adriano de Souza, o 'Mineirinho', e ficou com a quinta colocação. 

Confira como ficou a classificação final:

1- Gabriel Medina (BRA)
2- Joel Parkinson (AUS)
3- Taj Burrow (AUS)
3- Adriano de Souza (Mineirinho) (BRA)
5- C.J. Hobgood (EUA)
5- Mick Fanning (AUS)
5- Kelly Slater (EUA)
5- Miguel Pupo (BRA)
9- Fred Patacchia (EUA)
9- Mitch Crews (AUS)
9- Nat Young (EUA)
9- Josh Kerr (AUS)