Topo

Histórico: Gabriel Medina bate Slater por 0,03 e é campeão no Taiti

Do UOL, em São Paulo

26/08/2014 06h58

Maior revelação do surfe brasileiro nos últimos anos e cada vez mais sólido como uma dos melhores nomes do circuito, Gabriel Medina fez história nesta segunda-feira, em Teahupoo, no Taiti (Polinésia Francesa). O jovem de 20 anos teve pela frente ninguém menos que o multicampeão (11 taças do WCT) e maior surfista da história Kelly Slater, e não tremeu: saiu da água com o título

A etapa de Teahupoo é considerada a mais desafiadora da temporada, mas isso não bastou para tirar o foco e a liderança do circuito mundial de Medina. E a disputa foi emocionante: o brasileiro garantiu a vitória sobre o veterano norte-americano por apenas três centésimos.

“Só quero ir para casa comemorar, não sei nem o que dizer. Quando eu estava indo para a disputa, eu conversei com a minha mãe e o que ela me disse me inspirou. Ela falou que ninguém é maior que Deus. Creio muito em Deus e na ajuda dele. Sou abençoado de surfar em Teahupoo contra esses caras”, disse Medina, após a conquista.

“Não sei o que falar, eu apenas estou muito feliz. É claro que o Kelly é uma lenda, e eu não podia errar nada. Hoje as ondas foram perfeitas, excitantes”, completou.

A final era um encontro muito aguardado e teve dois surfistas com estilo forte na estratégia. Medina foi quem começou melhor, recebendo 7,90 e 9,07. Slater ainda cometeu um erro, ao desistir de uma onda. Medina passou a dominar todas as ações.

Mas Slater conseguiu reagir e, com apoio da torcida, conseguiu uma nota 9,63, respondida por Medina em seguida, com um 9,53.

Na segunda metade da disputa, o equilíbrio marcou uma emocionante disputa. Medina manteve a liderança, e Slater ficou pressionado a tirar um 9,33 nos três minutos do fim. Quase deu: o norte-americano tirou 9,30, meros três centésimos a menos que precisava contra o brasileiro.

O brasileiro de São Sebastião, que começou a surfar aos nove anos, vem em franca evolução. Depois de conquistar seu primeiro título na divisão de acesso do surfe em 2009, em Florianópolis, Medina evoluiu principalmente desde 2011, com diversos títulos que o levaram mais tarde ao WCT e às vitórias que o colocaram na liderança mundial.