Topo

Surfista deixa torneio, salva vítima de afogamento e vira herói no Guarujá

Leonardo Menyon abandonou etapa do Paulista para salvar banhista que se afogava - Arquivo pessoal
Leonardo Menyon abandonou etapa do Paulista para salvar banhista que se afogava Imagem: Arquivo pessoal

Luiza Oliveira

Do UOL, em São Paulo

07/09/2014 06h01

O surfista Leonardo Menyon foi eliminado na 2ª etapa do Campeonato Paulista de surfe. Mas engana-se quem pensa que ele terminou o dia como um derrotado. Ao contrário, virou um herói. O atleta abandonou a competição para salvar uma vítima de afogamento no Guarujá.

No último sábado, o surfista de 17 anos disputava as quartas de final da etapa.  Mas no meio de sua participação na bateria, com duração de 15 minutos, acabou se deparando com um homem desesperado se afogando no mar.

Leonardo não pensou duas vezes em ajudar o banhista, ainda que o tempo para completar a prova estivesse acabando. E ainda arriscou a própria vida no salvamento.

“Perdi, mas ganhei uma experiência de salvar uma vida. Eu estava no lugar certo, na hora certa, evitei que mais uma família chorasse. Se eu não estivesse ali, ele teria morrido. Fiquei muito feliz”.

Em entrevista ao UOL Esporte, ele contou que viu um senhor pedindo socorro já sem forças para lutar contra as fortes ondas da praia de Pitangueiras, no Guarujá, e relatou momentos de tensão em que achou que fosse morrer.

“Eu estava na bateria e, no comecinho, peguei uma onda boa, mas como tinha uma correnteza muito forte eu acabei parando no meio do mar. Aí vi um homem já um pouco de idade se debatendo e pedindo socorro. Remei mais forte e dei a prancha para ele se acalmar. Ele estava muito nervoso e chorando”.

“Mas veio uma série de quatro ondas fortes na nossa cabeça e elas acabaram nos engolindo. Ele entrou em desespero e me agarrou embaixo d’água, eu quase me desesperei junto. Por sorte consegui sair, fui para a superfície e dei uma bronca nele. Falei para ele se acalmar, porque senão a gente ia morrer junto. Depois de brigar, ele ficou mais calmo. Dei a prancha para ele subir e fui levando até a beira da praia. Comecei a assobiar, aí as pessoas viram e o pegaram. Senti muito medo, achei que seria o meu último dia de vida. Mas deu tudo certo. Deus abençoou”, completou.

Por perder muito tempo no salvamento, Leonardo só teve mais um minuto para concluir sua bateria e não conseguiu uma boa onda que lhe desse o índice de classificação. Ele acabou perdendo para Samuel Pupo e Edgard Groggia. Apesar da derrota, ganhou a admiração de todos no local.

“Quando voltei, a galera toda estava na praia aplaudindo. Fiquei muito feliz por salvar o senhor. Competições vão ter muitas, mas salvar uma vida não. Eu tive a chance de poder ajudar, não ia passar na frente dele e não fazer meu papel. Minha mãe falou que ficou muito orgulhosa”, conta, feliz.

Prova de que ainda virão muitas competições é que ele já tem na agenda a disputa da terceira etapa do Campeonato Paulista na Praia da Baleia, em São Sebastião, no próximo mês.