Topo

Medina poderá ser campeão mundial de surfe em Portugal. Saiba como torcer

Do UOL, em São Paulo

11/10/2014 06h00

Líder do ranking mundial de surfe, o brasileiro Gabriel Medina disputa a partir deste domingo a etapa de Peniche (POR) do WCT com grandes chances de conquistar um título inédito para o país. Atualmente, ele possui 6.500 pontos de vantagem sobre Kelly Slater, quem aparece com mais chances de desbancá-lo. O campeão de cada etapa garante 10 mil.

Medina chega em situação até certo ponto confortável à cidade portuguesa. São inúmeras as combinações de resultados que podem fazer com que escreva seu nome na história. Até mesmo se for eliminado logo em sua primeira bateria, um resultado bastante improvável, ele poderá garantir o título.

Se vencer a etapa, Medina já vai assegurar a conquista. Caso chegue à final, só não poderá ser derrotado por Slater, que já conquistou o título mundial 11 vezes. Com uma queda na semifinal, Slater ou Mick Fanning (que aparece no terceiro lugar do ranking) não podem faturar o estágio.

Porém, ainda que tudo dê errado para Medina em Peniche, ele terá a chance de faturar a coroa em Pipeline, no Havaí, entre os dias 8 e 20 de dezembro.

Como torcer no surfe não é uma das tarefas mais simples, o UOL Esporte preparou um guia para ajudar a entender um pouco mais da modalidade.