Topo

Medina se aproxima de título mundial em bom dia de brasileiros em Portugal

Do UOL, em São Paulo

14/10/2014 13h24

A etapa de Portugal do WCT, disputada em Peniche, tem tudo para ser histórica para o surfe nacional. Na expectativa de sagrar-se o primeiro brasileiro campeão mundial da modalidade, Gabriel Medina deu mais um passo rumo ao título e se classificou para a próxima fase da competição ao lado de outros quatro atletas do país.

Medina garantiu passagem direta para a terceira rodada ao estrear com vitória na bateria contra os australianos Kai Otton e Jacob Willcox. Com uma nota 7,17 e outra 7,10, o brasileiro ganhou a bateria com um total de 14,27. Os adversários tiveram, respectivamente, 12,83 e 8,43 pontos.

Seu principal adversário na briga pelo título também garantiu classificação. O norte-americano Kelly Slatter teve ótimo desempenho e avançou com 17 pontos. Uma de suas ondas atingiu a nota de 9,67. Já o outro concorrente de Medina, Mick Fanning, acabou superado pelo havaiano Sebastian Zietz e terá que disputar a segunda bateria para buscar vaga na fase seguinte.

Gabriel Medina conquista o título antecipado do WCT, sem depender de outros resultados, caso vença em Portugal. O brasileiro também pode sagrar-se campeão mundial nesta etapa mesmo sem ganhar, caso Slatter e Fanning não terminem em uma colocação melhor que a sua.

Outros quatro brasileiros também tiveram um bom desempenho no primeiro dia de competições em Peniche. Jadson André (15,93 pontos), Filipe Toledo (14,33), Miguel Pupo (10,60) e Adriano de Souza, o Mineirinho (12,83) também venceram suas baterias e garantiram vaga direta na terceira rodada.

Já Raoni Oliveira e Alejo Muniz não tiveram um bom desempenho, mas disputarão a segunda rodada (repescagem) e também têm chances de avançar à próxima fase.