Topo

Gabriel Medina é eliminado em Portugal e adia chance de conquistar título

Do UOL, em São Paulo

19/10/2014 13h49

O brasileiro Gabriel Medina não poderá conquistar em Peniche (POR) o título do Circuito Mundial de Surfe. Na tarde deste domingo, o brasileiro acabou eliminado logo na terceira fase. Seu algoz foi o americano Brett Simpson, que venceu por 12,50 a 12,06.

Líder do ranking mundial, Medina dominava completamente a bateria, mas a pouco mais de um minuto do fim, o adversário conseguiu a virada, ao tirar 5,17 em sua manobra. O brasileiro ainda poderia tentar dar o troco, mas como o mar não estava nas melhores condições, ele desistiu. Na saída do mar, foi consolado por familiares e saiu rapidamente do local de competição.

Apesar da eliminação, o brasileiro ainda tem boas chances de conquistar o título mundial, mas terá de esperar até a etapa de Pipeline, no Havaí, que será realizada apenas em dezembro. A situação dele ainda é confortável, graças a eliminação de Kelly Slater, seu principal perseguidor.

O americano seguirá com 6.500 pontos de desvantagem. Isso porque também caiu na terceira fase. Na bateria seguinte à de Medina, o dono de 11 títulos mundial acabou eliminado pelo espanhol Aritz Aranburu por 12 a 6,30.

Mick Fanning e John John Florence, que seguem vivos em Peniche (POR) também sonham com o título. 

Antes de Medina ser eliminado, o brasileiro Adriano de Souza, o Mineirinho, havia assegurado a sua vaga na quarta fase. Em duelo nacional, superou Jadson André por 11,07 a 6,67.