Topo

Tio de surfista baleado diz que discussão banal motivou tiro

Leandro Carneiro

Do UOL, em São Paulo

20/01/2015 06h00

O surfista profissional Ricardo dos Santos foi atingido por um tiro após uma discussão na Guarda do Embaú na última segunda-feira e morreu nesta terça. Mauro da Silva, tio do atleta, presenciou tudo.

Em entrevista ao UOL Esporte, Mauro revelou que estava ao lado de Ricardo quando tudo aconteceu e disse que um bate-boca bobo que levou o sobrinho ao hospital.

“Foi uma discussão banal, simplesmente banal. Tivemos uma discussão e o cara atirou. Cada um tinha ido para o seu lado e, tempo depois, ele veio em frente ao carro e atirou sem falar nada”, disse Mauro.

A discussão ocorreu em frente à casa do avô de Ricardo, local em que o surfista e seu tio fariam uma mudança no encanamento.

“O avô dele (Ricardo) passou, e eles (suspeitos) falaram besteira e ficaram rindo. Ele foi tirar satisfação, e eles pediram para deixar curtir. Foi quando cheguei e falei ‘o que é isso cheirando cocaína, oito da manhã, em frente de casa de família. Nem é bom para vocês’. Um deles disse que já estava indo embora e acabou a discussão. A gente virou, entrou na casa e pegou as ferramentas para descer e começar a obra. Nisso, ele passou pelas costas e atirou. Como eles tinham falado que iam embora, na hora a gente esqueceu, jamais imaginava o que isso ia acontecer”, falou.

Ricardo, que está internado na UTI em um hospital de Santa Catarina, não caiu inconsciente depois que foi baleado e teve até tempo de fazer um pedido para o tio.

“Ele estava consciente e até tranquilo. Falou: ‘vai atrás e pega a placa’. Foi aí que consegui correr, anotar a placa e ligar para a polícia”, completou.

O surfista teve de passar por quatro cirurgias e como perdeu muito sangue durante a operação teve de receber doação. Ricardo ficou internado na UTI e sofreu uma parada cardíaca antes de falecer. Mauro chegou a falar em “milagre” para que seu sobrinho melhorasse.

Em conversas com o médico de seu sobrinho, ele escutou que apenas duas a cada cem pessoas atingidas na veia cava sobrevivem.