Topo

Mar? Na volta das férias, Medina dá duro mesmo é na academia

Gabriel Medina posa ao lado de Allan Menache após treino na quarta-feira - Reprodução/Instagram
Gabriel Medina posa ao lado de Allan Menache após treino na quarta-feira Imagem: Reprodução/Instagram

Fábio Aleixo

Do UOL, em São Paulo

22/01/2015 06h00

O caminho para tentar se tornar bicampeão mundial em 2015 já começou para Gabriel Medina. E a trilha para se manter no topo da modalidade não passa apenas pelo mar e a busca pelas ondas perfeitas. Antes de pensar nisso, o surfista precisa malhar, e muito.

Desde a última terça-feira, o foco de Medina está em sua preparação física. Cuidar do corpo, readquirir massa muscular e perder o peso ganho durante quase um mês todo que teve de férias serão suas metas ao longo das duas próximas semanas. Apenas quando viajar para o Havaí no dia 7 de fevereiro, terá como prioridade o treinamento na água.

O responsável por cuidar de Medina nesta fase inicial de sua preparação para a puxada temporada da Liga Mundial de Surfe (WSL, em inglês) é o preparador físico Allan Menache. Parceiro do Instituto Marazul, ele trabalha com o atleta desde 2011,  um ano antes de sua entrada no Circuito Mundial (WCT).

“Ele está cada vez mais adaptado ao programa de treinamentos e está evoluindo em todos os quesitos. Aumentou a estatura, ganhou peso. O Gabriel tem o corpo perfeito para a prática do surfe. Não é muito alto, nem muito baixo, não é fraco, nem muito forte”, afirmou Menache ao UOL Esporte.

O programa de preparação física de Medina, que mede 1,80m e pesa 78kg, consiste em dois treinos diários em academia, com cerca de 1h30 de duração cada um. Menache monitora todas as atividades, a maioria delas em Maresias, onde o surfista vive.

“Neste primeiro momento, temos de resgatar a massa muscular, fazer seu reequilíbrio corporal e que perca o peso ganho neste tempo em que ficou parado. Fazemos exercícios de base geral, como agachamento, flexões de braço, barra. São tarefas voltadas para resgatar a força e blindar o corpo contra lesões. Depois de uma semana, entramos com treinos voltados a dar potência aos membros superiores e inferiores e de rotação de tronco em velocidade semelhante a que ele precisa fazer na água”, explicou Menache.

O preparador físico não acompanha Medina em sua viagens pelo mundo. O responsável por cuidar da manutenção da parte física é Charles Serrano, padrasto e treinador do surfista.

“No meu trabalho, o importante é colocar ele no jogo, cuidar desta parte inicial de preparação. Depois, existe um trabalho específico para cada etapa que eu faço antes de o Gabriel disputá-las e o Charles cuida. Mas tendo como base esta preparação básica”, explicou Menache.

Passar horas na academia em vez de estar no mar surfando não é uma das coisas preferidas, mas Menache diz que o surfista tem consciência da importância da carga pesada de exercícios a qual é submetido antes de cada temporada.

“Ele gosta mais ou menos desta parte de preparação física, mas é bastante dedicado. Sabe o quanto é importante esta questão tendo em vista o nível de competitividade da Liga Mundial”, concluiu.