Topo

Justiça decreta prisão preventiva de PM acusado de matar surfista em SC

Ricardo dos Santos, surfista, foi morto após discussão com policial em Santa Catarina - Steve Robertson / EFE
Ricardo dos Santos, surfista, foi morto após discussão com policial em Santa Catarina Imagem: Steve Robertson / EFE

Do UOL, em São Paulo

24/01/2015 18h40

A Justiça de Santa Catarina decretou na noite da última sexta-feira a prisão preventiva do policial militar Luis Paulo Mota Bretano, de 25 anos, acusado de atirar e matar o surfista Ricardo dos Santos no começo da semana.

A decisão transforma a prisão em flagrante em preventiva, com o intuito de facilitar a investigação e impedir que o suspeito atrapalhe os trabalhos. Ele continua preso em Joinville, onde trabalha, apesar de o crime ter acontecido em Palhoça.

A prisão preventiva foi decretada logo depois de um exame apontar que o policial estava alcoolizado na noite em que discutiu com o surfista.

Naquele dia, os dois brigaram perto da casa de Ricardo dos Santos e, de acordo com testemunhas, o policial deu vários tiros na vítima, que foi levada ao hospital em estado grave. Ele acabou morrendo na terça-feira.

Na versão do acusado, ele atirou em legítima defesa, porque Ricardo o teria ameaçado com um facão. No entanto, não foi encontrado nenhum facão na cena do crime, e os policiais que acompanharam o caso não relataram a existência de um objeto desse tipo.

De acordo com um laudo do Instituto Médico Legal, foram dois os tiros que atingiram o surfista, um no abdômen e outro na região perto da coluna. Ele tinha 24 anos.