Topo

Após título, Medina abre temporada com vitória e avança na Austrália

Do UOL, em São Paulo

27/02/2015 22h13

A corrida pelo bicampeonato mundial de surfe começou da melhor forma possível para Gabriel Medina na praia de Gold Coast, na Austrália, sede da etapa de abertura do circuito em 2015.

O brasileiro venceu em sua primeira bateria o compatriota Wiggolly Dantas e o americano Dane Reynolds, e passou direto para a terceira fase do evento com a maior nota da competição.

Medina mostrou mais uma vez muita velocidade e perfeição nas manobras, distribuindo rasgadas e chegando a dar um 180º, mas desperdiçou algumas ondas, o que poderia ter lhe prejudicado. Mas o atual campeão mundial conseguiu a vitória de maneira emocionante, nos minutos finais da bateria.

O brasileiro saiu do mar com um 18.30 (8.80+9.50) e ultrapassou Dantas, que ficou com 16.93 e surfou muito bem. Agora, Gabriel Medina volta a cair no mar na terceira fase da etapa de Gold Coast, que abriu o caminho para o título mundial do brasileiro no ano passado.

Depois da vitória emocionante, Medina falou sobre a presença dos fãs em Gold Coast. "Parece que estou no Brasil, tem muitos brasileiros aqui, é bom ter esse apoio, ele me ajuda", agradeceu.

Tempestade brasileira?
Os outros cinco surfistas brasileiros da Liga Mundial de Surfe também disputaram suas respectivas baterias em Gold Coast. Mas não seguiram os passos do campeão mundial e vão disputar a repescagem da segunda fase.

Miguel Pupo obteve nota 11 e foi derrotado em sua bateria pelo australiano Joel Parkinson, que venceu com 15.16, e pelo americano Brett Simpson, que conseguiu um 11.87.

Jadson André também perdeu sua bateria. Com uma nota 12,57, ele foi batido pela estrela havaiana John John Florence, que obteve 16.80, e pelo irlandês Glenn Hall, com 12.84. 

Adriano de Souza, o Mineirinho, e Filipe Toledo duelam na mesma mesma bateria contra o havaiano Dusty Payne. E também foram derrotados. Enquanto Mineirinho teve nota 12.53, Toledo ficou com um 11.66. Já Payne avançou à terceira fase com nota 16.34. 

Italo Ferreira foi o último dos brazucas a cair no mar de Gold Coast. Com uma nota 14.97, ele saiu derrotado pelo o australiano Julian Wilson, 15.43, mas deixou o americano Holohe Andino pra trás, que obteve nota 10.43.

A repescagem acontece na segunda fase do torneio, quando os 24 surfistas derrotados entram no mar para decidir no mano a mano quem continua vivo na etapa. Quem sobreviver à repescagem, se junta aos vencedores das baterias de hoje para disputar a terceira fase do evento, esta sim eliminatória.